Install/pt-br/Portage

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Introduzindo o Portage

Portage, o gerenciador de pacotes do Funtoo Linux possui um comando chamado emerge que é utilizado para construir e instalar pacotes a partir do código fonte. ele também cuida para instalar todas as dependências de pacotes. Você invoca o emerge assim:

(chroot) # emerge packagename

Quando você instala um pacote especificando seu nome na linha de comando, o Portage grava seu nome no arquivo /var/lib/portage/world. Ele faz assim por que ele assume que, desde que você tem instalado o pacote por nome, você quer considerá-lo parte do seu sistema e quer manter o pacote atualizado no futuro. Isso é recurso útil, desde quando pacotes estão sendo adicionados a configuração world, podemos atualizar nosso sistema inteiro ao digitar:

(chroot) # emerge --sync
(chroot) # emerge -auDN @world

Esse é o modo "oficial" de atualizar o seu sistema Funtoo Linux. Acima, nós atualizamos nossa arvore Portage (Portage tree) utilizando o git para obter a ultima versão dos ebuilds (scripts), e depois executar um comando emerge para atualizar o conjunto de pacotes world. As opções especificadas diz ao emerge para:

  • a - Nos mostra o que será emergido (emerged), e nos perguntará se queremos prosseguir.
  • u - Atualiza os pacotes que especificarmos -- não emerja-os novamente se eles já estão emergidos.
  • D - Considere a arvore de dependência inteira de pacotes quando procurar por atualizações. Em outras palavras, faça uma atualização profunda.
  • N - Atualizar quaisquer pacotes que tenha alterado (novas) configurações de USO.

Você deve também considerar passar --with-bdeps=y quando emergir @world, ao menos de vez em quando. Isso atualizará as build dependencies também.

Claro que, as vezes queremos instalar um pacote mas não adicioná-lo ao arquivo world. Com frequência isso é feito por que você só quer o pacote instalado temporariamente ou por que você sabe que pacote é uma dependência de outro pacote. Se esse comportamento for desejado, você invoca o emerge assim:

(chroot) # emerge -1 packagename

Usuários avançados podem estar interessado na página wiki do Emerge.

Atualizando o World

Agora é na verdade uma hora muito boa para atualizar o sistema por completo e pode ser uma boa ideia fazer tal antes do primeiro boot.

(chroot) # emerge --sync
(chroot) # emerge -auDN @world
   Important

Certifique-se de que leu quaisquer mensagens de post do emerge e de seguir as instruções. É especialmente verdade se você atualizou o perl ou python.