Difference between revisions of "Install/pt-br/Portage"

(Introduzindo o Portage)
 
(2 intermediate revisions by the same user not shown)
Line 1: Line 1:
 +
<noinclude>
 +
{{InstallPart|an introduction to Portage}}
 +
</noinclude>
 
=== Introduzindo o Portage ===
 
=== Introduzindo o Portage ===
  
Line 23: Line 26:
 
Você deve também considerar passar <code>--with-bdeps=y</code> quando emergir @world, ao menos de vez em quando. Isso atualizará as build dependencies também.
 
Você deve também considerar passar <code>--with-bdeps=y</code> quando emergir @world, ao menos de vez em quando. Isso atualizará as build dependencies também.
  
Of course, sometimes we want to install a package but not add it to the <code>world</code> file. This is often done because you only want the package installed temporarily or because you know the package in question is a dependnecy of another package. If this behavior is desired, you call emerge like this:
+
Claro que, as vezes queremos instalar um pacote mas não adicioná-lo ao arquivo <code>world</code>. Com frequência isso é feito por que você só quer o pacote instalado temporariamente ou por que você sabe que pacote é uma dependência de outro pacote. Se esse comportamento for desejado, você invoca o emerge assim:
  
 
<console>
 
<console>
Line 29: Line 32:
 
</console>
 
</console>
  
Advanced users may be interested in the [[Emerge]] wiki page.
+
Usuários avançados podem estar interessado na página wiki do [[Pt-br/Emerge|Emerge]].
  
==== Updating World ====
+
==== Atualizando o World ====
  
Now is actually a very good time to update the entire system and it can be a good idea to do so prior to first boot.
+
Agora é na verdade uma hora muito boa para atualizar o sistema por completo e pode ser uma boa ideia fazer tal antes do primeiro boot.
  
 
<console>
 
<console>
Line 41: Line 44:
  
 
{{fancyimportant|1=
 
{{fancyimportant|1=
Make sure you read any post emerge messages and follow their instructions. This is especially true if you have upgraded perl or python.}}
+
Certifique-se de que leu quaisquer mensagens de post do emerge e de seguir as instruções. É especialmente verdade se você atualizou o perl ou python.}}

Latest revision as of 18:49, May 29, 2015


Note

This is a template that is used as part of the Installation instructions which covers: an introduction to Portage. Templates are being used to allow multiple variant install guides that use most of the same re-usable parts.


Introduzindo o Portage

Portage, o gerenciador de pacotes do Funtoo Linux possui um comando chamado emerge que é utilizado para construir e instalar pacotes a partir do código fonte. ele também cuida para instalar todas as dependências de pacotes. Você invoca o emerge assim:

(chroot) # emerge packagename

Quando você instala um pacote especificando seu nome na linha de comando, o Portage grava seu nome no arquivo /var/lib/portage/world. Ele faz assim por que ele assume que, desde que você tem instalado o pacote por nome, você quer considerá-lo parte do seu sistema e quer manter o pacote atualizado no futuro. Isso é recurso útil, desde quando pacotes estão sendo adicionados a configuração world, podemos atualizar nosso sistema inteiro ao digitar:

(chroot) # emerge --sync
(chroot) # emerge -auDN @world

Esse é o modo "oficial" de atualizar o seu sistema Funtoo Linux. Acima, nós atualizamos nossa arvore Portage (Portage tree) utilizando o git para obter a ultima versão dos ebuilds (scripts), e depois executar um comando emerge para atualizar o conjunto de pacotes world. As opções especificadas diz ao emerge para:

  • a - Nos mostra o que será emergido (emerged), e nos perguntará se queremos prosseguir.
  • u - Atualiza os pacotes que especificarmos -- não emerja-os novamente se eles já estão emergidos.
  • D - Considere a arvore de dependência inteira de pacotes quando procurar por atualizações. Em outras palavras, faça uma atualização profunda.
  • N - Atualizar quaisquer pacotes que tenha alterado (novas) configurações de USO.

Você deve também considerar passar --with-bdeps=y quando emergir @world, ao menos de vez em quando. Isso atualizará as build dependencies também.

Claro que, as vezes queremos instalar um pacote mas não adicioná-lo ao arquivo world. Com frequência isso é feito por que você só quer o pacote instalado temporariamente ou por que você sabe que pacote é uma dependência de outro pacote. Se esse comportamento for desejado, você invoca o emerge assim:

(chroot) # emerge -1 packagename

Usuários avançados podem estar interessado na página wiki do Emerge.

Atualizando o World

Agora é na verdade uma hora muito boa para atualizar o sistema por completo e pode ser uma boa ideia fazer tal antes do primeiro boot.

(chroot) # emerge --sync
(chroot) # emerge -auDN @world
Important

Certifique-se de que leu quaisquer mensagens de post do emerge e de seguir as instruções. É especialmente verdade se você atualizou o perl ou python.