Install/pt-br/Network

< Install
Revision as of 16:18, March 2, 2015 by Tocadotux (Talk | contribs)

Configurando sua rede

É importante assegurar-se de que você será capaz de se conectar a sua rede de área local (local-area network) depois que você reinicializar no Funtoo Linux. Há três acessos que você pode utilizar para a configuração da sua rede: NetworkManager, dhcpcd, e os scripts Funtoo Linux Networking. Aqui está como escolher qual utilizar baseado no tipo de rede você queira cofigurar.

Wi-Fi

Utilizando o NetworkManager

Para sistemas laptop/mobile onde você estará utilizando Wi-Fi e conectando-se em várias redes, NetworkManager é fortemente recomendado. A versão do NetworkManager do Funtoo é totalmente funcional mesmo a partir da linda de comando, então você pode utilizá-la mesmo sim o X ou sim a o Network Manager applet. Aqui estão os passos envolvidos em configurar o NetworkManager:

(chroot) # emerge linux-firmware
(chroot) # emerge networkmanager
(chroot) # rc-update add NetworkManager default

Acima, instalamos linux-firmware que contem uma coleção completa de firmware disponível para muitos hardware devices incluindo adaptadores Wi-Fi, mais NetworkManager para gerenciar nossa conexão de rede. Depois adicionamos o NetworkManager ao runlevel padrão (default) assim ele iniciará quando o Funtoo Linux inicializar.

Depois que você reinicializar o Funtoo Linux, você será capaz de adicionar uma conexão Wi-Fi desse jeito:

Note

O comando a seguir não funcionará até que você esteja no ambiente chroot. A rasão para isso é que addwifi precisará que o dbus e o rfkill estejam instalados. Então, não se esqueça de reinializar!

# addwifi -S wpa -K 'wifipassword' mywifinetwork

O comando addwifi é utilizado para configurar e conectar a uma rede Wi-Fi WPA/WPA2 nomeada mywifinetwork com a senha wifipassword. Essa entrada de configuração de rede é armazenada em /etc/NetworkManager/system-connections assim ela será lembrada no futuro. Você deverá somente precisar entrar esse comando uma vez para cada rede Wi-Fi que você se conectar.

Utilizando wpa_supplicant

Se por alguma rasão você não quiser utilizar uma ferramenta tal qual NetworkManager ou wicd, você pode utilizar wpa_supplicant para conexões de rede sem fio.

Primeiro, emerge wpa_supplicant:

(chroot) # emerge -a wpa_supplicant

Agora, edite o arquivo de configuração wpa_supplicant, localizado em /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf. A syntax é muito fácil:

network={
ssid="MyWifiName"
psk="lol42-wifi"
}

network={
ssid="Other Network"
psk="6d96270004515a0486bb7f76196a72b40c55a47f"
}

Você precisará adicionar o wpa_supplicant e o dhcpcd ao runlevel padrão. wpa_supplicant conectará ao seu access point, e o dhcpcd adquirirá um endereço IP via DHCP:

(chroot) # rc-update add dhcpcd default
(chroot) # rc-update add wpa_supplicant default

Desktop [rede cabeada (Wired Ethernet)]

Para um desktop em casa ou workstation como rede cabeada (wired Ethernet) que utilizará DHCP, a opção mais simples e mais eficaz de abilitar conectividade com a rede é simplesmente adicionar dhcpcd ao runlevel padrão:

(chroot) # rc-update add dhcpcd default

Qaundo você reiniciar, dhcpcd executará no plano de fundo (background) e gerenciará todas as interfaces de rede e utilizará DHCP para adquirir endereço de rede a partir de um servidor DHCP.

Server (Static IP)

Para servidores, os scripts Funtoo Linux Networking são recomendados. Eles são otimizados para configurações estáticas e coisas como (virtual ethernet bridging) para configurações de virtualização. Veja o Funtoo Linux Networking para informações em como utilizar o sistema de configuração de rede baseado no template do Funtoo Linux (Funtoo Linux's template-based network configuration system).