Difference between pages "Install/pt-br/Kernel" and "Install/pt-br/BootLoader"

From Funtoo
< Install(Difference between pages)
Jump to navigation Jump to search
 
 
Line 1: Line 1:
=== Configurando e instalando o kernel Linux ===
=== Instalar um Bootloader ===


Agora é hora de construir e instalar um kernel Linux, o qual é o coração de qualquer sistema Funtoo Linux. O kernel é carregado pelo boot loader, e interfaces diretamente com o hardware do seu sistema, e permite programas regulares (userspace) serem executador.
Estas instruções de instalação the mostra como usar o GRUB para o boot utilizando BIOS (moda antiga) ou UEFI (moderno). Como no boot-update-1.7.2, agora no Portage, os passos são muito similares.


Um kernel deve ser configurado propriamente para o hardware do seu sistema, desse modo ele suporta seus hard drives, file systems, placas de rede, e assim por diante. Usuários de Linux mais experientes podem escolher instalar o kernel sources e configurar e instalar seu próprio kernel. Se você não sabe como fazer isso, nós fornecemos ebuilds que construirão automaticamente um kernel "universal", módulos e initramfs para a inicialização do seu sistema que suporte todo o hardware. Esse é um jeito extremamente simples de construção de um kernel que colocará seu sistema para inicializar.
Primeiro, emerge <code>boot-update</code>. Isso também causará que o <code>grub-2</code> e o {{c|efibootmgr}} sejam emergidos (merged), desde que eles são dependências:


Qual é o nosso objetivo? Construir um kernel que reconhecerá todo o hardware em seu sistema necessário para inicialização, você será cumprimentado por um prompt de login amigável depois que a instalação estiver completa. Estas instruções lhe guiarão através do processo de instalação de um kernel no modo "fácil" -- sem exigir configuração do usuário, ao utilizar um kernel "universal".
<console>
(chroot) # ##i##emerge boot-update
</console>
 
Then, edit <code>/etc/boot.conf</code> using {{c|nano}} and specify "<code>Funtoo Linux genkernel</code>" as the <code>default</code> setting at the top of the file, replacing <code>"Funtoo Linux"</code>.
 
<code>/etc/boot.conf</code> should now look like this:


==== Package Sets ====
<pre>
boot {
generate grub
default "Funtoo Linux genkernel"
timeout 3
}


Antes que instalemos um kernel, vamos cobrir um recurso do Portage chamado package sets. Portage, o sistema gerenciador/ports de pacotes para o Funtoo Linux, manterá rastro de pacotes do sistema assim como pacotes que você tem instalado ao invocar <code>emerge</code> diretamente. Esses pacotes que são parte do sistema base são considerados parte do conjunto de pacote do "sistema" (''system'' packages sets), enquanto pacotes que você tem instalado ao digitá-los na linha de comando (tal qual "gnome" em <code>emerge gnome</code>) serão adicionados ao conjunto de pacote "world". Isso proporciona um jeito fácil de atualizar o sistema inteiro.
"Funtoo Linux" {
kernel bzImage[-v]
}


No entanto, as vezes é bom ser capaz de atualizar o kernel todo por sim só, ou deixar uma atualização do kernel fora da sua regular atualização completa do sistema. Para fazer isso, criaremo uma nova configuração de pacote chamada "kernel".
"Funtoo Linux genkernel" {
kernel kernel[-v]
initrd initramfs[-v]
params += real_root=auto
}


==== Configuração de Pacote do Kernel ====
"Funtoo Linux better-initramfs" {
kernel vmlinuz[-v]
initrd /initramfs.cpio.gz
}
</pre>


Para criar a configuração de pacote do kernel, realize os seguintes passos:
If you are booting a custom or non-default kernel, please read <code>man boot.conf</code> for information on the various options available to you.


<console>
==== Old School (BIOS) MBR ====
(chroot) # ##i##mkdir /etc/portage/sets
(chroot) # ##i##echo sys-kernel/debian-sources > /etc/portage/sets/kernel
</console>


Agora, vamos querer definir uma variável USE para dizer ao <code>debian-sources</code> que construa um kernel "universal" e o initramfs para nós, para levar Funtoo Linux a funcionamento na inicialização. Para fazer isso, vamos configurar a variável <code>binary</code> USE para <code>debian-sources</code>, como a seguir:
When using "old school" BIOS booting, run the following command to install GRUB to your MBR, and generate the {{c|/boot/grub/grub.cfg}} configuration file that GRUB will use for booting:


<console>
<console>
(chroot) # ##i##echo "sys-kernel/debian-sources binary" >> /etc/portage/package.use
(chroot) # ##i##grub-install --target=i386-pc --no-floppy /dev/sda
(chroot) # ##i##boot-update
</console>
</console>


Se as varáveis USE forem novas para você, você estará se familiarizando com elas um pouco mais enquanto utiliza o Funtoo Linux. Em sua essência, elas são "switches" que você pode definir para configurar opções que podem ser construídas em vários pacotes. Elas são utilizadas para assim personalizar seu Funtoo Linux system para que conheça as suas exatas necessidades. Nós adicionamos suporte para uma flag <code>binary</code> USE aos ebuilds <code>debian-sources</code>, assim como poucos outros de nossos kernel ebuilds, para tornar mais fácil para que novos usuários de consigam obter o Funtoo Linux funcionando e operando.
==== New School (UEFI) Boot Entry ====


Agora, quando queremos somente atualizar os pacotes do nosso sistema, digitaremos <code>emerge -auDN @world</code>, e isso atualizará nossa configuração world, deixando de fora o kernel. Do mesmo modo, quando queremos atualizar somente o nosso kernel, digitaremos <code>emerge -au @kernel</code>, e isso atualizará nosso kernel, deixando de fora a configuração world.
If you're using "new school" UEFI booting, one run of the following sets of commands, depending on whether you are installing a 64-bit or 32-bit system. This will add GRUB as a UEFI boot entry.


==== Construindo o Kernel ====
For x86-64bit systems:


{{Fancynote|1=
<console>
Veja [[Funtoo Linux Kernels]] para uma lista completa de kernels que possuem suporte no Funtoo Linux. Recomendamos <code>debian-sources</code> para novos usuários.}}
(chroot) # ##i##grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id="Funtoo Linux [GRUB]" --recheck /dev/sda
(chroot) # ##i##boot-update
</console>


{{fancyimportant|1=
For x86-32bit systems:
<code>debian-sources</code> com flag <code>binary</code> USE requer ao menos 14GB livre em <code>/var/tmp</code> e leva torno de 1 hora para construir em um processador Intel Core i7.}}
 
Vamos emerge nosso kernel:


<console>
<console>
(chroot) # ##i##emerge -1 @kernel
(chroot) # ##i##grub-install --target=i386-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id="Funtoo Linux [GRUB]" --recheck /dev/sda
(chroot) # ##i##boot-update
</console>
</console>


{{Important|Agora mesmo, a opção <code>-1</code> é exigida para não adicionar nosso <code>@kernel</code> defina para <code>world-sets</code>. Isso lhe premite emerge independentemente do @world. Se você esquecer de utilizar esta opção, edite <code>/var/lib/portage/world-sets</code> e remova a linha <code>@kernel</code>. Isso vai impedir que as atualizações do kernel de serem incluídas nas atualizações @world.}}
==== First Boot, and in the future... ====
 
Note que enquanto o uso da flag <code>binary</code> do USE  faz instalar um kernel funcional extremamente simples, isso é uma parte do Funtoo Linux que leva um tempo ''muito'' para construir a partir da fonte, por que está construindo um kernel que suporta ''todo'' hardware que suporta Linux! Então, inicie o build, e então deixe sua máquina compilar. Máquinas mais lentas podem levar várias horas para construir o kernel, e você vai querer ter certificar-se de que configurou <code>MAKEOPTS</code> no <code>/etc/portage/make.conf</code> para o número de processamento de cores/threads (mais um) em seu sistema antes de começar a construí-lo o o mais breve possível -- veja o [[#/etc/portage/make.conf|/etc/portage/make.conf section]] se você esqueceu de fazer isso.
 
{{fancynote|usuários de placa NVIDIA: a flag <code>binary</code> de USE instala os drivers Nouveau  que não podem ser carregados ao mesmo tempo que os drivers proprietário, e não podem descarregar em tempo de execução por causa do KMS. Você precisa colocar isso na lista negra (blacklist) sob <code>/etc/modprobe.d/</code>.}}


{{fancynote|For an overview of other kernel options for Funtoo Linux, see [[Funtoo Linux Kernels]]. There may be modules that the Debian kernel doesn't include, a situation where [http://www.funtoo.org/wiki/Funtoo_Linux_Kernels#Using_Debian-Sources_with_Genkernel genkernel] would be useful. Also be sure to see [[:Category:Hardware Compatibility|hardware compatibility]] information.}}
OK -- you are ready to boot!


Once <code>emerge</code> completes, you'll have a brand new kernel and initramfs installed to <code>/boot</code>, plus kernel headers installed in <code>/usr/src/linux</code>, and you'll be ready to configure the boot loader to load these to boot your Funtoo Linux system.
You only need to run <code>grub-install</code> when you first install Funtoo Linux, but you need to re-run <code>boot-update</code> every time you modify your <code>/etc/boot.conf</code> file or add new kernels to your system. This will regenerate {{c|/boot/grub/grub.cfg}} so that you will have new kernels available in your GRUB boot menu, the next time you reboot.

Revision as of 18:02, February 27, 2015

Instalar um Bootloader

Estas instruções de instalação the mostra como usar o GRUB para o boot utilizando BIOS (moda antiga) ou UEFI (moderno). Como no boot-update-1.7.2, agora no Portage, os passos são muito similares.

Primeiro, emerge boot-update. Isso também causará que o grub-2 e o efibootmgr sejam emergidos (merged), desde que eles são dependências:

(chroot) # emerge boot-update

Then, edit /etc/boot.conf using nano and specify "Funtoo Linux genkernel" as the default setting at the top of the file, replacing "Funtoo Linux".

/etc/boot.conf should now look like this:

boot {
	generate grub
	default "Funtoo Linux genkernel" 
	timeout 3 
}

"Funtoo Linux" {
	kernel bzImage[-v]
}

"Funtoo Linux genkernel" {
	kernel kernel[-v]
	initrd initramfs[-v]
	params += real_root=auto 
} 

"Funtoo Linux better-initramfs" {
	kernel vmlinuz[-v]
	initrd /initramfs.cpio.gz
}

If you are booting a custom or non-default kernel, please read man boot.conf for information on the various options available to you.

Old School (BIOS) MBR

When using "old school" BIOS booting, run the following command to install GRUB to your MBR, and generate the /boot/grub/grub.cfg configuration file that GRUB will use for booting:

(chroot) # grub-install --target=i386-pc --no-floppy /dev/sda
(chroot) # boot-update

New School (UEFI) Boot Entry

If you're using "new school" UEFI booting, one run of the following sets of commands, depending on whether you are installing a 64-bit or 32-bit system. This will add GRUB as a UEFI boot entry.

For x86-64bit systems:

(chroot) # grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id="Funtoo Linux [GRUB]" --recheck /dev/sda
(chroot) # boot-update

For x86-32bit systems:

(chroot) # grub-install --target=i386-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id="Funtoo Linux [GRUB]" --recheck /dev/sda
(chroot) # boot-update

First Boot, and in the future...

OK -- you are ready to boot!

You only need to run grub-install when you first install Funtoo Linux, but you need to re-run boot-update every time you modify your /etc/boot.conf file or add new kernels to your system. This will regenerate /boot/grub/grub.cfg so that you will have new kernels available in your GRUB boot menu, the next time you reboot.