Difference between pages "Install/pt-br/Overview" and "File:Amdcccle.png"

From Funtoo
< Install(Difference between pages)
Jump to navigation Jump to search
 
 
Line 1: Line 1:
<noinclude>
{{InstallPart|uma visão geral inicial do processo de instalação, tão em quanto instruções de download do LiveCD e de boot}}
</noinclude>
== Visão geral da instalação ==


Essa é uma básica visão geral do processo de instalação do Funtoo:
# [[#Live CD|Baixe e boot o live CD da sua escolha]].
# [[#Prepare Hard Disk|Prepare seu disco]].
# [[#Creating filesystems|Crie]] e [[#Mounting filesystems|monte]] os filesystems.
# [[#Installing the Stage 3 tarball|Instale o tarball stage doFuntoo]] da sua escolha.
# [[#Chroot into Funtoo|Use o Chroot no seu novo sistema]].
# [[#Downloading the Portage tree|Baixe o Portage tree]].
# [[#Configuring your system|Configure seu sistema]] e sua [[#Configuring your network|rede]].
# [[#Configuring and installing the Linux kernel|Instale um kernel]].
# [[#Installing a Bootloader|Instale um bootloader]].
# [[#Finishing Steps|Complete os passos finais]].
# [[#Restart your system|Reboot e aproveite]].
=== Live CD ===
Funtoo não provê um  Live CD "official" do Funtoo. Recomendamos utilizar o Gentoo-based [http://www.sysresccd.org/ System Rescue CD] já que ele contem muitas ferramentas e utilizades e tem suporte a sistemas tanto à 32-bit quando 64-bit. Baixe-o aqui:
http://www.sysresccd.org/Download
{{Note|Se utilizar uma versão antiga do System Rescue CD, '''certifique-se de selecionar o kernel <code>rescue64</code> no menu de boot se estiver instalando um sistema 64-bit'''. Por padrão, o System Rescue CD costumava a bottar em em módo 32-bit, embora a ultima versão atenta para detectar automaticamente  os processadores 64-bit.}}
==== Acesso a Rede ====
Uma vez que você tenha inicializado o System Rescue CD, veja se você possui acesso a Internet. Acesso a internet é necessário para a instalação do Funtoo Linux:
<console>
# ##i##ping www.google.com
PING www.google.com (216.58.217.36) 56(84) bytes of data.
64 bytes from den03s10-in-f4.1e100.net (216.58.217.36): icmp_seq=1 ttl=57 time=30.1 ms
</console>
Se o ping obtiver sucesso  (Você visualiza as mensagens <code>64 bytes</code> como acima,) então sua rede está ativa. Pressione Control-C para parar o ping.
Sei você precisar configurar uma conexão  WiFi para acesso a Internet, então essa precisa ser feita utilizando o ambiente gráfico do System Rescue CD. Execute <code>startx</code> para inicializar a seção gráfica:
<console>
# ##i##startx
</console>
Depois, utilize o NetworkManager applet (ícone no canto inferior direito) para conectar a uma rede WiFi de sua escolha. Depois, um terminal terminal dentro de seu ambiente gráfico, e você deve ser capaz de utilizar o terminal para completar o resto dos passos.
==== Instalação Remota ====
Alternativamente, você pode logar no System Rescue CD pela rede via SSH para realizar a instalação a partir de outro computador, e isso pode ser mais o jeito conveniente para instalar o Funtoo Linux.
Se você gostaria de completar a instalação remotamente, aqui está como fazer isso. Primeiro, você precisará se assegurar de que o System Rescue CD tem uma conexão de rede funcional. Depois, você precisara definir uma senha de root para o System Rescue CD:
<console>
# ##i##passwd
New password: ##i##********
Retype new password: ##i##********
passwd: password updated successfully
#
</console>
Uma vez que você tenha digitado uma senha, você precisará agora determinar o endereço IP do System Rescue CD, e então você pode utilizar <code>ssh</code> para conectar-se à rede. Para determinar o endereço IP atualmente sendo utilizado pelo System Rescue CD, digite <code>ifconfig</code>:
<console>
# ##i##ifconfig
</console>
Uma das interfaces deve ter um endereço IP (listado como <code>inet addr:</code>) a partir de sua LAN. Você pode então conectar remotamente, a partir de outro sistema na sua LAN, ao System Rescue CD, e realizar os passos a partir do conforto de um OS existente. No seu sistema remoto, digite o seguinte, substituindo <code>1.2.3.4</code> pelo endereço IP do System Rescue CD. Conectando a partir de um sistema Linux ou MacOS existente pareceria como isso:
<console>
(remote system) $ ##i##ssh root@1.2.3.4
Password: ##i##**********
</console>
{{Note|Se você quiser de conectar remotamente a partir um sistema Microsoft Windows existente, você precisará baixar um cliente SSH para Windows, tal qual [http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/ PuTTY].}}
Depois que você tiver logado via SSH, você está agora conectado remotamente ao System Rescue CD e pode realizar os passos da instalação.

Latest revision as of 09:42, January 23, 2015