Install/Download and Extract Stage3/pt-br

From Funtoo
Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Install/Download and Extract Stage3 and the translation is 32% complete.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
English • ‎español • ‎português do Brasil • ‎русский

Guia de Instalação: Descarregue e Extraia o Estágio 3

Install Guide, Chapter 8 < Prev Next >

Agora que os sistemas de arquivos foram criados e seu hardware e o relógio do sistema estão configurados, a próxima etapa é descarregar o tarball com o estágio 3. O estágio 3 é um sistema pré-compilado usado como ponto de partida para instalar o Funtoo Linux.

Para descarregar a versão correta do Funtoo Linux para o seu sistema, vá para a página Subarches. Subarquiteturas são construções do Funtoo Linux que são projetadas para rodar em um tipo particular de CPU visando oferecer o melhor desempenho possível. Subarquiteturas tiram vantagens dos conjuntos de instruções disponíveis em cada tipo de CPU.

   Note

Agora temos um banco de dados de todos os processadores Intel de 64 bits, mapeados para o estágio 3 ideal para sua CPU! Para ver esta lista, visite Funtoo CPU Database e procure por sua CPU. Um subconjunto dessa lista agora também aparece nas páginas de subarquitetura Intel de 64 bits.

From the subarch list at Subarches, choose your desired level of optimization. A system built specifically for your CPU will run faster than a less-optimized system. For a modern Intel or AMD system, it is safe to pick the exact optimization level for your particular family of CPU. This will offer the best possible performance.

Se você estiver usando uma tecnologia de virtualização para rodar o Funtoo Linux, e sua VM pode migrar para diferentes tipos de hardware, então é recomendado usar um stage3 otimizado para o conjunto de instruções de CPU mais antigo em que sua VM será executada, ou uma imagem genérica se essa VM puder ser executada em um momento em processadores AMD e em outro em processadores da Intel.

Para a maioria das subarquiteturas, você terá alguns arquivos de estágio 3 disponíveis para escolha. Esta próxima seção ajudará a entender qual escolher.

Qual Compilação?

You can always manually choose an installation image via https://build.funtoo.org as well as using the Subarches page. Here is some guidance on choosing the best .tar.xz image for download. When choosing an image:

Pegue 1.3-release-std. Esse é o lançamento 1.3 de Funtoo Linux, ou a versão current.

Pick the subarch for the CPU family of the system you are installing on.
This will provide the best performance.
Choose stage3 for...
The stage3 is a more traditional, minimal and non-graphical installation of Funtoo. You will then build your system up to your desired state using emerge.
Choose gnome for...
The gnome installation image, if available, includes the full GNOME environment as well as Firefox already optimized for your hardware. You can then continue to further customize your system after installation.
The lxd image for...
The lxd image is for use with LXD, and is not used for installing directly on a desktop or laptop, so you should not select this option for regular installs.

Descarregue o Estágio 3

Depois de ter encontrado o estágio 3 que você gostaria de baixar, use o utilitário wget para fazer o download do tarball que você escolheu para usar como base para seu novo sistema Funtoo Linux. O tarball deve ser salvo no diretório /mnt/funtoo da seguinte forma:

root # cd /mnt/funtoo
root # wget https://build.funtoo.org/1.3-release-std/x86-64bit/generic_64/stage3-latest.tar.xz

Observe que sistemas em 64 bits podem executar estágios em 32 bits ou em 64 bits, mas sistemas 32 bits são exclusivos para estágios com código em 32 bits. Tenha certeza que selecionou o Estágio 3 apropriado para sua CPU. Caso não tenha certeza, é seguro escolher um dos estágios: generic_64 ou generic_32. Consulte a página Subarches para mais informações.

Quando o estágio for baixado, extraia seu conteúdo com o seguinte comando:

root # tar xpf stage3-latest.tar.xz

Substitua stage3-latest.tar.xz pelo nome do tarball que você descarregou anteriormente.

   Important

É muito importante SEMPRE usar a opção p ao extrair o tarball do estágio 3. Essa opção diz ao tar para "preservar" as permissões e as propriedade que existam nos arquivos extraídos. Sem essa opção, as permissões do sistema de arquivos do Funtoo Linux estarão incorretas, e isso tornará seu sistema inseguro.