GNOME-Primeiros Passos

From Funtoo
Revision as of 20:06, November 22, 2021 by Kyetoy (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search

GNOME 3 é uma maneira fácil e elegante de usar seu computador. Ele foi projetado para colocar você no controle e trazer liberdade para todos. GNOME 3 é desenvolvido pela comunidade GNOME, um grupo internacional diversificado de contribuidores que é apoiado por uma fundação independente e sem fins lucrativos. Obtenha mais informações em GNOME .

Pré-requisitos

Antes de tentar instalar o Gnome, certifique-se de ter instalado e testado o Sistema de Janelas X em seu computador.

Preparando para emergir

Depois de verificar se você instalou o sistema de janelas X em seu computador, mude a versão do seu sistema (flavor) para desktop e habilite o mix-in de perfil gnome. Para fazer isso, execute o seguinte:

root # epro flavor desktop
root # epro mix-ins +gnome

Ao habilitar o gnome mix-in, várias configurações, incluindo a variável do portage USE, serão otimizadas para fornecer a você uma instalação do Gnome relativamente indolor.

Suporte opcional para Wayland

Com a versão 1.3, agora é possível usar o Wayland em vez do X como sua tecnologia de exibição. Para usuários iniciantes recomendamos permanecer com o X para um suporte mais efetivo. Se mesmo assim você gostaria de habilitar Wayland, pois é opcional - você deve executar o seguinte comando:

root # epro mix-ins +wayland
   Warning

Embora Wayland seja suportado no Funtoo, wayland em si não é considerado maduro e a maioria das pessoas obterá melhores resultados usando X em vez de wayland.

Ao usar o Wayland, se estiver usando drivers da Nvidia (nvidia-drivers), você deve habilitar manualmente o próprio KMS da NVIDIA adicionando o seguinte ao seu params em /etc/boot.conf: nvidia-drm.modeset=1. KMS deve ser habilitado "manualmente" ao usar nvidia-drivers.

X ou Wayland

Você vai querer ter certeza de executar etc-update ou dispatch-conf para atualizar seus arquivos de configuração depois que tudo emergir. Em particular, dê uma olhada em /etc/gdm/custom.conf e certifique-se de que a configuração a seguir esteja configurada para corresponder a você estar ou não executando o Wayland. Isso controla se o gdm é executado ou não usando o Wayland. Se o gdm iniciar no Wayland, ele será capaz de iniciar as sessões do X ou do Wayland. Se o Wayland estiver desabilitado no gdm, ele só poderá iniciar X sessões.

   /etc/gdm/custom.conf
[daemon]
WaylandEnable=true

Emergindo

Os repositórios do Funtoo Linux incluem dois "meta-pacotes" ebuild que podem ser usados para instalar o Gnome. Um deles, gnome-light instala um desktop Gnome básico com alguns aplicativos e jogos "extras" que podem ser encontrados em gnome-extra e games-* como categorias do portage, respectivamente. Se você estiver interessado em ter uma área de trabalho Gnome completa, com aplicativos extras, como visualizador de fotos, editor de texto, reprodutor de som, visualizador de fontes, etc., imediatamente após instalar os pacotes Gnome, considere a possibilidade de emergir o pacote gnome em vez de gnome-light.

   Note

Aplicativos individuais do Gnome podem ser instalados em cima de uma instalação do gnome-light, permitindo que você instale apenas os aplicativos que você precisa e limite inchaço desnecessário.

Abaixo estão duas listas comparando alguns dos diferentes pacotes instalados por padrão com uma instalação gnome-light e gnome:

gnome-lightgnome
Inclui:
  • gnome-terminal
  • nautilus (o gerenciador de arquivos Gnome padrão)
  • gnome-shell (pode ser removido usando o sinalizador -gnome-shell USE na instalação)
  • gnome-control-center
Inclui:
  • gnome-terminal
  • nautilus
  • gnome-shell
  • gnome-control-center
  • gnome-contacts
  • eog (um aplicativo de visualização de imagens)
  • gnome-weather
  • gnome-maps

... e muitas outras aplicações.

Melhor para:
  • Usuários que desejam uma instalação menor que usa menos espaço em disco
  • Usuários que se sentem confortáveis em instalar pacotes adicionais de que precisam quando surge a necessidade
Melhor para:
  • Usuários que desejam uma área de trabalho Gnome com todos os recursos logo após a instalação
  • Usuários que não se importam de recursos extras sendo usados por aplicativos adicionais instalados no sistema
Como instalar:

emerge gnome-light

Como instalar:

emerge gnome

As etapas que devem ser seguidas para criar o GNOME são as seguintes:

root # emerge -auDN @world
root # emerge gnome
   Important

Tenha certeza que VIDEO_CARDS definido em /etc/make.conf esteja de acordo com seu sistema. Isso é necessário mesmo se você estiver usando wayland.

Alguns toques finais

Drivers Proprietários da Nvidia

Embora muitos drivers de vídeo (aqueles que fazem parte do xorg-x11) não exijam que os usuários façam parte do grupo video para aceleração de hardware, os drivers NVIDIA proprietários definitivamente exigem isso. Certifique-se de que qualquer usuário não root faça parte do grupo video e certifique-se de que os módulos do kernel Nouveau (drivers não-proprietários) estejam na lista negra. As etapas de configuração para drivers NVIDIA proprietários podem ser encontradas no the NVIDIA Linux Display Drivers page

Outros drivers gráficos =

Os usuários de outros drivers gráficos normalmente não precisam realizar nenhuma etapa além de garantir que o mix-in gfxcard- correto esteja ativado e o sistema seja atualizado via {{c|emerge -auDN @world} } para garantir que este suporte esteja ativo. Veja a seção Configurações Gráficas da documentação de instalação para mais informações sobre os diferentes mix-ins disponíveis.

Configurando o xdm (login da GUI)

A maioria dos usuários do Gnome fica satisfeita usando gdm, o gerenciador de exibição do Gnome, para fazer login no Gnome. Para esclarecer: um gerenciador de exibição fornece uma interface gráfica durante a inicialização do sistema que permite aos usuários fazer login em um ambiente de área de trabalho.

Por padrão, o GNOME exibe o arquivo /etc/motd por vários segundos após você efetuar login via GDM. A melhor maneira de eliminar esse atraso é remover o arquivo desnecessário /etc/motd, que contém apenas informações relacionadas a quando seu estágio 3 foi construído:

root # rm /etc/motd

Por padrão, após a instalação do Gnome, o GDM não é habilitado. Para habilitar o GDM, edite /etc/conf.d/xdm e defina a variável DISPLAYMANAGER para gdm em vez do padrão, xdm. Quando terminar, seu arquivo /etc/conf.d/xdm deve ser semelhante a:

   /etc/conf.d/xdm
# We always try and start X on a static VT. The various DMs normally default
# to using VT7. If you wish to use the xdm init script, then you should ensure
# that the VT checked is the same VT your DM wants to use. We do this check to
# ensure that you haven't accidentally configured something to run on the VT
# in your /etc/inittab file so that you don't get a dead keyboard.
CHECKVT=7

# What display manager do you use ?
# NOTE: If this is set in /etc/rc.conf, that setting will override this one.
DISPLAYMANAGER="gdm"

Assim que terminar de configurar esse arquivo, adicione o serviço xdm ao nível de execução padrão para que o GDM inicie automaticamente quando o sistema terminar de carregar outros serviços. xdm precisa que o serviço dbus tenha sido iniciado antes. Para alcançar isto:

root # rc-update add dbus default
root # rc-update add elogind default

O comando acima adiciona dbus à lista de serviços a serem iniciados na inicialização. Neste ponto, você é incentivado a reinicializar o sistema para que os serviços do sistema sejam inicializados no estado adequado e para garantir que todos os serviços recém-reconstruídos estejam em execução:

root # reboot

Após a reinicialização do sistema, faça login e inicie o serviço xdm:

root # /etc/init.d/xdm start

Esperançosamente, tudo correrá bem e você verá uma tela de login gráfica. Se desejar que xdm inicie automaticamente na inicialização, você pode adicioná-lo ao seu nível de execução padrão da seguinte forma:

root # rc-update add xdm default

Configurando o xinitrc (login baseado em texto)

Se, em vez de usar um gerenciador de exibição como o GDM, você preferir fazer login no console e iniciar o Gnome a partir daí, adicione o seguinte ao seu arquivo ~/.xinitrc:

   ~/.xinitrc
# Fix Missing Applications in Gnome
export XDG_MENU_PREFIX=gnome-

# Properly Launch the Desired X Session
exec ck-launch-session gnome-session
   Note

Se você precisar de suporte para diferentes fontes de entrada, não há mais necessidade de configurar IBus ou SCIM em seu arquivo ~.xinitrc, pois o GNOME usa IBus nativamente. Basta configurá-lo no Gnome Control Center na seção Região e idioma.

Atualizando de versões mais antigas do Gnome

Para atualizar o gnome-light ou o gnome para uma versão mais recente, execute o seguinte comando:

root # emerge -vauDN world

Subsistemas

Bluetooth

Para suporte bluetooth no Gnome, certifique-se de que:

  1. O suporte a Bluetooth está habilitado em seu kernel (usar módulos é bom).
  2. Seu hardware bluetooth está ligado.
  3. Seu usuário está no grupo plugdev.

Depois de garantir essas três coisas, o script de inicialização do bluetooth pode ser adicionado ao nível de execução padrão e iniciado:

root # rc-update add bluetooth default
root # rc

Uma vez que o comando rc foi executado, o arquivo init do bluetooth foi executado, o que significa que agora você deve ser capaz de navegar para a seção Bluetooth do Centro de Controle Gnome para ativar o bluetooth. O ícone ao lado dos dispositivos deve agora ser animado e você deve ser capaz de descobrir e adicionar dispositivos como teclados e mouses bluetooth.

   Note

Drivers de kernel adicionais podem ser necessários para certos dispositivos de entrada. Por exemplo, para o bluetooth Apple Magic Trackpad, a seguinte opção deve ser habilitada em seu kernel:

Under Device Drivers-->HID support-->HID bus support-->Special HID drivers:

<M> Apple Magic Mouse/Trackpad multi-touch support

Imprimindo

Para ativar o suporte de impressão, adicione o arquivo init cupsd ao nível de execução padrão e inicie o serviço cupsd executando o comando rc:

root # rc-update add cupsd default
root # rc

Agora você deve ser capaz de navegar até as seções Impressoras do Gnome Control Center e adicionar impressoras ao seu sistema. Depois de adicionar impressoras ao sistema, você deve, com sorte, poder imprimir nelas. Se você tiver problemas com os drivers de impressora padrão, considere ler a documentação.

Digitalizando

Para habilitar o suporte de digitalização, adicione sua conta de usuário (e as contas de quaisquer outros usuários que possam precisar digitalizar) ao grupo lp. Ao adicionar sua conta de usuário a este grupo, você terá acesso a qualquer scanner conectado localmente:

root # gpasswd -a <username> lp

Depois de adicionar você e quaisquer outros usuários desejados ao grupo de impressão local lp, instale xsane, um frontend de digitalização gráfica, executando o seguinte comando:

root # emerge xsane

Quando você executa o xsane, ele deve ser capaz de acessar o seu scanner.

Iniciando aplicativos automaticamente no login

Ao usar um arquivo ~/.xinitrc antigo, carregando aplicativos quando o X iniciar é relativamente fácil, basta adicionar aplicativos diferentes para iniciar em linhas separadas no arquivo. Ao usar o GDM, isso também pode ser feito com facilidade editando o arquivo ~/.xprofile. Aqui está um exemplo de ~/.xprofile que executa o aplicativo xflux para escurecer o monitor de um computador à noite:

   ~/.xprofile
xflux -z 87107
   Note

Lembre-se de adicionar um & no final de qualquer comando que não retorne diretamente ao prompt do shell após a execução.

Jogos

O Gnome tem uma infinidade de jogos que podem ser adicionados à instalação do gnome-light ou do gnome. Por padrão, a maioria dos jogos Gnome não estão incluídos nos pacotes gnome e gnome-light. Se você estiver interessado em jogar no Gnome, ou em qualquer outro ambiente de área de trabalho, você desejará adicionar sua conta de usuário ao grupo games. Isso pode ser feito facilmente executando o seguinte comando:

root # gpasswd -a $USER games

O comando acima anexa jogos à lista de grupos dos quais você já é membro. Assim que sua conta de usuário for adicionada ao grupo games, você deve fazer logout e login novamente para aplicar as alterações ao seu usuário. Abaixo está uma lista de jogos que foram desenvolvidos pela equipe Gnome com o ambiente de desktop Gnome em mente:

  • gnome-sudoku
  • gnome-mastermind
  • gnome-nibbles
  • gnome-robots
  • gnome-chess
  • gnome-hearts
  • gnome-mahjongg
  • gnome-mines
  • gnome-klotski
  • gnome-tetravex
  • gnomeboyadvance
  • gnome-mud

Para instalar qualquer um dos jogos acima, basta executar:

root # emerge <gamename>