Difference between revisions of "Gentoo Minimal Installation CD/pt-br"

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
(Created page with "Em seguida, inicie {{c|wpa_supplicant}}:")
 
(4 intermediate revisions by the same user not shown)
Line 30: Line 30:
Usar o WiFi é um pouco mais complicado e é abordado a seguir.
Usar o WiFi é um pouco mais complicado e é abordado a seguir.


Nota de Tradução: Preferencialmente, se possível utilize a conexão a cabo para instalação, além de mais fácil a configuração é normal também que seja mais rápido, pois há muitas coisas para serem descarregadas.
{{Note |Nota de Tradução: Se possível, preferencialmente utilize a conexão a cabo para instalação. Além de ser mais fácil a configuração, é possível também que seja mais rápido, pois há muitas coisas para serem descarregadas durante a instalação. Posteriormente configure seu WiFi.}}


Depois de inicializar o LiveCD, você poderá usar o WiFI da seguinte maneira.
Depois de inicializar o LiveCD, você poderá usar o WiFI da seguinte maneira.
Line 52: Line 52:
}}
}}


Once this completes, {{c|wpa_supplicant}} should begin connecting to your WiFi network
Uma vez que esteja completo, {{c|wpa_supplicant}} deve se conectar ao seu roteador WiFi automaticamente. Para conferir isso digite {{c|ifconfig}}.
automatically. You will be able to then see this by typing {{c|ifconfig}}.


Finally, you will want to run the following command, specifying the name of your wireless interface. This will start a DHCP client which will grab an IP address and configure your network so that you can use it:
Finalmente, você desejará executar o seguinte comando, especificando o nome da sua interface wireless. Isso iniciará um cliente DHCP que obterá um endereço IP e configurará sua rede para que você possa usá-la:


{{console|body=
{{console|body=
Line 61: Line 60:
}}
}}


Replace {{c|wasdflk}} with the name of your wireless interface as it appears in {{c|ifconfig}}. You should now be able to {{c|ping}}, etc.
Substitua {{c | wasdflk}} pelo nome de sua interface sem fio conforme aparece em {{c | ifconfig}}. Agora você deve ser capaz de executar {{c | ping}}, checar se a rede está funcionando e seguir em frente.
[[Category:CD/USB Installation Media]]
[[Category:CD/USB Installation Media]]
[[Category:Official Documentation]]
[[Category:Official Documentation]]

Latest revision as of 18:08, January 7, 2021

O Gentoo LiveCD de instalação é uma imagem de CD / USB inicializável que pode ser usada para instalar o Funtoo Linux. Ele pode ser baixado em https://www.gentoo.org/downloads/

Vantagens e Desvantagens

As vantagens do Gentoo LiveCD de instalação são:

  1. A imagem é pequena, e pode ser rapidamente descarregada.
  2. Utiliza o GRUB 2.04 para inicializar em sistemas UEFI (e isolinux para sistemas legados em BIOS/MBR) apresentando suporte para os mais modernos sistemas.
  3. É baseado em Gentoo -- e isso é ótimo. :)
  4. Utiliza um kernel atualizado com suporte para hardware recente.

Algumas desvantagens possíveis para esta imagem são:

  1. é pequeno, logo não inclui muitas coisas e algo pode faltar.
  2. Você fica com wpa-supplicant para configurar o WiFi (isso não é difícil se você souber como e cobriremos essas etapas, mas é mais complicado do que usar o NetworkManager.)

Descarregando o estágio do Funtoo

Use o seguinte comando para iniciar um navegador baseado em texto quando estiver online:

root # cd /mnt/funtoo
root # links https://build.funtoo.org

Ficar Online

Se você estiver usando uma conexão com fio, simplesmente conecte o cabo e execute dhcpcd <iface_name> para obter um endereço IP. Você deve estar pronto para seguir.

Usar o WiFi é um pouco mais complicado e é abordado a seguir.

   Note

Nota de Tradução: Se possível, preferencialmente utilize a conexão a cabo para instalação. Além de ser mais fácil a configuração, é possível também que seja mais rápido, pois há muitas coisas para serem descarregadas durante a instalação. Posteriormente configure seu WiFi.

Depois de inicializar o LiveCD, você poderá usar o WiFI da seguinte maneira. Primeiro, digite ifconfig -a e certifique-se de que sua interface sem fio esteja visível. O nome de sua placa de rede sem fio deve começar com um "w".

Em seguida, você vai querer definir a configuração de wpa_supplicant para que tenha as credenciais para fazer login em seu ponto de acesso WiFi local. Para fazer isso, use o seguinte comando:

root # wpa_passphrase my_wifi_network my_wifi_passphrase > /etc/wpa_supplicant/example.conf
   Note
Se você estiver se conectando a um ponto de acesso sem fio  desprotegido, siga as instruções  wpa_cli no Arch Wiki:

https://wiki.archlinux.org/index.php/wpa_supplicant#Connecting_with_wpa_cli

Substitua my_wifi_network pelo nome real de sua rede WiFi, usando aspas duplas se o nome da rede incluir espaços, e substitua my_wifi_passphrase por sua senha literal (novamente usando aspas necessárias para espaços ou caracteres especiais.)

Em seguida, inicie wpa_supplicant:

root # /etc/init.d/wpa_supplicant start

Uma vez que esteja completo, wpa_supplicant deve se conectar ao seu roteador WiFi automaticamente. Para conferir isso digite ifconfig.

Finalmente, você desejará executar o seguinte comando, especificando o nome da sua interface wireless. Isso iniciará um cliente DHCP que obterá um endereço IP e configurará sua rede para que você possa usá-la:

root # dhcpcd wasdflk

Substitua wasdflk pelo nome de sua interface sem fio conforme aparece em ifconfig. Agora você deve ser capaz de executar ping, checar se a rede está funcionando e seguir em frente.