Gentoo LiveCD de instalação

From Funtoo
Revision as of 18:02, January 7, 2021 by Kyetoy (talk | contribs) (Created page with "Uma vez que esteja completo, {{c|wpa_supplicant}} deve se conectar ao seu roteador WiFi automaticamente. Para conferir isso digite {{c|ifconfig}}.")
Jump to navigation Jump to search

O Gentoo LiveCD de instalação é uma imagem de CD / USB inicializável que pode ser usada para instalar o Funtoo Linux. Ele pode ser baixado em https://www.gentoo.org/downloads/

Vantagens e Desvantagens

As vantagens do Gentoo LiveCD de instalação são:

  1. A imagem é pequena, e pode ser rapidamente descarregada.
  2. Utiliza o GRUB 2.04 para inicializar em sistemas UEFI (e isolinux para sistemas legados em BIOS/MBR) apresentando suporte para os mais modernos sistemas.
  3. É baseado em Gentoo -- e isso é ótimo. :)
  4. Utiliza um kernel atualizado com suporte para hardware recente.

Algumas desvantagens possíveis para esta imagem são:

  1. é pequeno, logo não inclui muitas coisas e algo pode faltar.
  2. Você fica com wpa-supplicant para configurar o WiFi (isso não é difícil se você souber como e cobriremos essas etapas, mas é mais complicado do que usar o NetworkManager.)

Descarregando o estágio do Funtoo

Use o seguinte comando para iniciar um navegador baseado em texto quando estiver online:

root # cd /mnt/funtoo
root # links https://build.funtoo.org

Ficar Online

Se você estiver usando uma conexão com fio, simplesmente conecte o cabo e execute dhcpcd <iface_name> para obter um endereço IP. Você deve estar pronto para seguir.

Usar o WiFi é um pouco mais complicado e é abordado a seguir.

Nota de Tradução: Preferencialmente, se possível utilize a conexão a cabo para instalação, além de mais fácil a configuração é normal também que seja mais rápido, pois há muitas coisas para serem descarregadas.

Depois de inicializar o LiveCD, você poderá usar o WiFI da seguinte maneira. Primeiro, digite ifconfig -a e certifique-se de que sua interface sem fio esteja visível. O nome de sua placa de rede sem fio deve começar com um "w".

Em seguida, você vai querer definir a configuração de wpa_supplicant para que tenha as credenciais para fazer login em seu ponto de acesso WiFi local. Para fazer isso, use o seguinte comando:

root # wpa_passphrase my_wifi_network my_wifi_passphrase > /etc/wpa_supplicant/example.conf
   Note
Se você estiver se conectando a um ponto de acesso sem fio  desprotegido, siga as instruções  wpa_cli no Arch Wiki:

https://wiki.archlinux.org/index.php/wpa_supplicant#Connecting_with_wpa_cli

Substitua my_wifi_network pelo nome real de sua rede WiFi, usando aspas duplas se o nome da rede incluir espaços, e substitua my_wifi_passphrase por sua senha literal (novamente usando aspas necessárias para espaços ou caracteres especiais.)

Em seguida, inicie wpa_supplicant:

root # /etc/init.d/wpa_supplicant start

Uma vez que esteja completo, wpa_supplicant deve se conectar ao seu roteador WiFi automaticamente. Para conferir isso digite ifconfig.

Finally, you will want to run the following command, specifying the name of your wireless interface. This will start a DHCP client which will grab an IP address and configure your network so that you can use it:

root # dhcpcd wasdflk

Replace wasdflk with the name of your wireless interface as it appears in ifconfig. You should now be able to ping, etc.