Gentoo LiveCD de instalação

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
This page is a translated version of the page Gentoo Minimal Installation CD and the translation is 100% complete.

O Gentoo LiveCD de instalação é uma imagem de CD / USB inicializável que pode ser usada para instalar o Funtoo Linux. Ele pode ser baixado em https://www.gentoo.org/downloads/

Vantagens e Desvantagens

As vantagens do Gentoo LiveCD de instalação são:

  1. A imagem é pequena, e pode ser rapidamente descarregada.
  2. Utiliza o GRUB 2.04 para inicializar em sistemas UEFI (e isolinux para sistemas legados em BIOS/MBR) apresentando suporte para os mais modernos sistemas.
  3. É baseado em Gentoo -- e isso é ótimo. :)
  4. Utiliza um kernel atualizado com suporte para hardware recente.

Algumas desvantagens possíveis para esta imagem são:

  1. é pequeno, logo não inclui muitas coisas e algo pode faltar.
  2. Você fica com wpa-supplicant para configurar o WiFi (isso não é difícil se você souber como e cobriremos essas etapas, mas é mais complicado do que usar o NetworkManager.)

Descarregando o estágio do Funtoo

Use o seguinte comando para iniciar um navegador baseado em texto quando estiver online:

root # cd /mnt/funtoo
root # links https://build.funtoo.org

Ficar Online

Se você estiver usando uma conexão com fio, simplesmente conecte o cabo e execute dhcpcd <iface_name> para obter um endereço IP. Você deve estar pronto para seguir.

Usar o WiFi é um pouco mais complicado e é abordado a seguir.

   Note

Nota de Tradução: Se possível, preferencialmente utilize a conexão a cabo para instalação. Além de ser mais fácil a configuração, é possível também que seja mais rápido, pois há muitas coisas para serem descarregadas durante a instalação. Posteriormente configure seu WiFi.

Depois de inicializar o LiveCD, você poderá usar o WiFI da seguinte maneira. Primeiro, digite ifconfig -a e certifique-se de que sua interface sem fio esteja visível. O nome de sua placa de rede sem fio deve começar com um "w".

Em seguida, você vai querer definir a configuração de wpa_supplicant para que tenha as credenciais para fazer login em seu ponto de acesso WiFi local. Para fazer isso, use o seguinte comando:

root # wpa_passphrase my_wifi_network my_wifi_passphrase > /etc/wpa_supplicant/example.conf
   Note
Se você estiver se conectando a um ponto de acesso sem fio  desprotegido, siga as instruções  wpa_cli no Arch Wiki:

https://wiki.archlinux.org/index.php/wpa_supplicant#Connecting_with_wpa_cli

Substitua my_wifi_network pelo nome real de sua rede WiFi, usando aspas duplas se o nome da rede incluir espaços, e substitua my_wifi_passphrase por sua senha literal (novamente usando aspas necessárias para espaços ou caracteres especiais.)

Em seguida, inicie wpa_supplicant:

root # /etc/init.d/wpa_supplicant start

Uma vez que esteja completo, wpa_supplicant deve se conectar ao seu roteador WiFi automaticamente. Para conferir isso digite ifconfig.

Finalmente, você desejará executar o seguinte comando, especificando o nome da sua interface wireless. Isso iniciará um cliente DHCP que obterá um endereço IP e configurará sua rede para que você possa usá-la:

root # dhcpcd wasdflk

Substitua wasdflk pelo nome de sua interface sem fio conforme aparece em ifconfig. Agora você deve ser capaz de executar ping, checar se a rede está funcionando e seguir em frente.