Install/Bootloader/pt-br

From Funtoo
< Install
Revision as of 22:02, October 5, 2018 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)
Jump to navigation Jump to search
Other languages:
English • ‎Türkçe • ‎español • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎

Guia de Instalação: Gerenciador de Arranque

Install Guide, Chapter 14 < Prev Next >

Essas instruções de instalação mostram como usar o GRUB para inicializar usando o BIOS/MBR (herdado) ou o UEFI/GPT com boot-update a partir da versão 1.7.2.

Boot-update (ego boot) is installed by default, but GRUB is not, as it is not required for all Funtoo Linux systems (such as containers, for example.) But for booting on bare metal, it is the recommended and best-supported boot loader, so you will need to emerge it:

(chroot) # emerge -av grub

Então, edite /etc/boot.conf usando nano e especifique "Funtoo Linux genkernel" como a configuração padrão no topo do arquivo, substituindo "Funtoo Linux". Além disso, se você não estiver usando o memtest86+, remova essa entrada no boot.conf para evitar erros.

/etc/boot.conf deverá se parecer com isso:

   /etc/boot.conf
boot {
	generate grub
	default "Funtoo Linux genkernel" 
	timeout 3 
}

"Funtoo Linux" {
	kernel bzImage[-v]
}

"Funtoo Linux genkernel" {
	kernel kernel[-v]
	initrd initramfs[-v]
	params += real_root=auto 
} 

"Funtoo Linux better-initramfs" {
	kernel vmlinuz[-v]
	initrd /initramfs.cpio.gz
}

Se você está inicializando um kernel personalizado, por favor leia o manual de boot.conf para informações sobre as várias opções disponíveis para você.

Estilo Antigo (BIOS) MBR

Ao usar a inicialização do BIOS/MBR no "estilo antigo", execute os seguintes comandos para instalar o GRUB no seu MBR e, em seguida, gere o arquivo de configuração /boot/grub/grub.cfg que o GRUB usará para inicializar seu sistema:

(chroot) # grub-install --target=i386-pc --no-floppy /dev/sda
(chroot) # boot-update

Estilo Novo (UEFI) Entrada no Boot

Ao usar a inicialização do UEFI/GPT no "estilo novo", execute os seguintes comandos, dependendo se seu sistema é 32 ou 64 bits. Esse comando adiciona o GRUB como uma entrada na BIOS UEFI.

Para sistemas x86-64 bits:

(chroot) # grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id="Funtoo Linux [GRUB]" --recheck /dev/sda
(chroot) # boot-update

Para sistemas x86-32 bits:

(chroot) # grub-install --target=i386-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id="Funtoo Linux [GRUB]" --recheck /dev/sda
(chroot) # boot-update

Primeira Inicialização, e no futuro...

OK -- Você está quase pronto para reinicializar!

   Note

Observe que você somente precisa executar o grub-install durante a instalação do Funtoo Linux, todas as vezes que for atualizar ou adicionar um novo kernel basta reexecutar o boot-update após atualizar manualmente seu arquivo /etc/boot.conf. Esse comando regenera /boot/grub/grub.cfg e você terá novas opções no menu do GRUB na próxima vez que reiniciar.