Install/Configuration Files/pt-br

From Funtoo
< Install
Revision as of 21:07, September 24, 2018 by Kyetoy (talk | contribs) (Created page with "Os sinalizadores (flags) definidos na variável {{c|USE}} definem quais funcionalidades são ativadas quando os pacotes são construídos. Não é recomendado adicionar muitos...")
Jump to navigation Jump to search
Other languages:
English • ‎español • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎

Guia de Instalação: Arquivos de Configuração

Install Guide, Chapter 11 < Prev Next >

Como é esperado de uma distribuição Linux, o Funtoo Linux também possui sua cota de arquivos de configuração. O único arquivo que é absolutamente necessário editar para garantir que o Funtoo Linux inicialize com sucesso é /etc/fstab. Os outros são opcionais.

Utilizando Nano

O editor de textos padrão incluído no ambiente chroot é chamado de nano. Para editar um dos arquivos abaixo, execute o nano da seguinte maneira:

(chroot) # nano -w /etc/fstab

Quando estiver no editor nano, você pode usar as teclas de seta para mover o cursor, teclas comuns como backspace e delete funcionarão conforme o esperado. Para salvar o arquivo, pressione CTRL-X, e responda y quando solicitado. As modificações mantidas em memória serão definitivamente salvas em disco.

Arquivos de Configuração

Aqui está uma lista completa de arquivos que você pode querer editar, dependendo de suas necessidades:

FileDo I need to change it?Description
/etc/fstab YES - required Pontos de montagem para todos os sistemas de arquivos a serem usados no momento da inicialização. Este arquivo deve refletir sua configuração de partição de disco. Vamos guiá-lo através da modificação deste arquivo abaixo.
/etc/localtime Maybe - recommended Seu fuso horário, que será o padrão para UTC, se não for definido. Este deve ser um link simbólico para um dos arquivos localizados em /usr/share/zoneinfo. Por exemplo, /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo para definir a hora oficial de Brasília.
/etc/portage/make.conf Maybe - recommended Parâmetros usados pelo gcc (compilador), portage e make. Note que é normal que este arquivo esteja vazio no Funtoo Linux, já que muitas configurações foram migradas para o nosso sistema de perfil aprimorado.
/etc/conf.d/hostname Maybe - recommended Utilizado para definir o nome de host (hostname) do sistema. Define a variável hostname com um nome FQDN - Nome Totalmente Qualificado (com pontos, como foo.funtoo.org) se você tiver um domínio. De outro modo define apenas um nome de host (sem os pontos, como foo). Por omissão, esse valor é definido como localhost.
/etc/hosts No Não é mais necessário definir esse valor manualmente. Esse arquivo é automaticamente gerado a partir de /etc/init.d/hostname.
/etc/conf.d/keymaps Optional Arquivo de configuração de mapeamento de teclado (para pseudo-terminais do console). Defina se você tiver um teclado diferente padrão Americado (en-US). Veja a localização do Funtoo Linux Funtoo Linux Localization.
/etc/conf.d/hwclock Optional Define como o tempo do relógio de hardware do sistema, mantido pela bateria, é interpretado (hora UTC ou hora LOCAL). O Linux usa o relógio de hardware com bateria para inicializar o relógio do sistema quando o sistema é inicializado. O padrão é a hora UTC. .
/etc/conf.d/modules Optional Módulos de kernel definidos para carregar automaticamente na inicialização do sistema. Normalmente não é obrigatório. Veja Additional Kernel Resources para mais informações.
/etc/conf.d/consolefont Optional Permite que você especifique a fonte padrão do console. Para aplicar essa fonte, ative o serviço consolefont executando "rc-update add consolefont"...
profiles Optional Algumas configurações úteis do portage podem ajudar a acelerar a configuração inicial.

Se você está instalando uma versão em inglês do Funtoo Linux, você está com sorte, já que a maioria dos arquivos de configuração pode ser usada como está. Se você está instalando para outra localidade, não se preocupe. Vamos orientá-lo nas etapas de configuração necessárias na página de localização do Funtoo Linux e, se necessário, há sempre um suporte amigável e útil disponível. (Veja Getting Help)

Vamos em frente e ver o que temos que fazer. Use nano -w <nome_do_arquivo>" para editar arquivos de configuração -- o argumento "-w" desativa o agrupamento de palavras. Isso é indispensável ao editar arquivos de configuração. Você pode copiar e colar a partir dos exemplos.

   Warning

É indispensável editar o arquivo /etc/fstab com os parâmetros corretos antes de reiniciar ! Os campos "fs" e "type" precisam combinar com suas partições em disco e com os tipos de sistemas de arquivos utilizados para formatá-los. O particionamento foi feito no início da instalação com gdisk or fdisk. Pular esse passo impede que o sistema funcione corretamente após o reinício.

/etc/fstab

O arquivo /etc/fstab é utilizado pelo comando mount, que é executado quando o sistema é inicializado. As linhas neste arquivo informam ao mount sobre quais sistemas de arquivos devem ser montados e como eles devem ser montados. Para que o sistema seja inicializado corretamente, você deve editar o /etc/fstab e garantir que ele reflita a configuração das partições definidas anteriormente no processo de instalação. Se você não consegue lembrar a configuração da partição que você usou anteriormente, o comando lsblk pode ser útil para você:

(chroot) # nano -w /etc/fstab
   /etc/fstab - An example fstab file
# The root filesystem should have a pass number of either 0 or 1.
# All other filesystems should have a pass number of 0 or greater than 1.
#
# NOTE: If your BOOT partition is ReiserFS, add the notail option to opts.
#
# See the manpage fstab(5) for more information.
#
# <fs>	     <mountpoint>  <type>  <opts>         <dump/pass>

/dev/sda1    /boot         ext2    noauto,noatime 1 2
/dev/sda2    none          swap    sw             0 0
/dev/sda3    /             ext4    noatime        0 1
#/dev/cdrom  /mnt/cdrom    auto    noauto,ro      0 0
   Note

Se estiver usando o UEFI para inicializar, altere a linha /dev/sda1 para que ele indique vfat em vez de ext2. Da mesma forma, certifique-se de que a linha Template:F/dev/sda3 especifique xfs ou ext4, dependendo de qual sistema de arquivos você escolheu anteriormente no início da instalação ao criar sistemas de arquivos.

/etc/localtime

O arquivo /etc/localtime é usado para especificar o fuso horário (hora local) no qual sua máquina está. O padrão do relógio de hardware deve ser a hora UTC. Se você quiser que seu sistema Funtoo Linux use a hora local, você deve substituir o /etc/localtime por uma ligação simbólica para o fuso horário que você deseja usar.

(chroot) # ln -sf /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime

O exemplo acima define o fuso horário para o fuso Padrão Brasileiro (hora de Brasília, com horário de verão já previsto, se for o caso). Digite ls /usr/share/zoneinfo para listar todas as zonas de tempo disponíveis. Existem também subdiretórios contendo zonas de tempo descritos por sua localização geográfica.

/etc/portage/make.conf

Os sinalizadores (flags) definidos na variável USE definem quais funcionalidades são ativadas quando os pacotes são construídos. Não é recomendado adicionar muitos sinalizadores USE durante a instalação; você deve esperar até ter um sistema inicializável funcional antes de alterar seus flags em USE. Um sinalizador de USE prefixado com um sinal de menos ("-") diz ao Portage para não usar esse sinalizador durante a compilação. Um guia do Funtoo para as flags USE estará disponível no futuro. Por enquanto, você pode encontrar mais informações sobre as opções de USE no Manual do Gentoo em Gentoo Handbook.

/etc/conf.d/hwclock

If you dual-boot with Windows, you'll need to edit this file and change the value of clock from UTC to local, because Windows will set your hardware clock to local time every time you boot Windows. Otherwise you normally wouldn't need to edit this file.

(chroot) # nano -w /etc/conf.d/hwclock

Localization

By default, Funtoo Linux is configured with Unicode (UTF-8) enabled, and for the US English locale and keyboard. If you would like to configure your system to use a non-English locale or keyboard, see Funtoo Linux Localization.