Install/Creating Filesystems/pt-br

From Funtoo
< Install
Revision as of 19:07, September 20, 2018 by Kyetoy (talk | contribs) (Created page with "{{Important|'''Não recomendamos que os usuários configurem o ZFS ou o BTRFS como sistema de arquivos raiz.''' Isso é muito mais complexo e geralmente é desnecessário. Em...")
Jump to navigation Jump to search
Other languages:
English • ‎español • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎

Guia de Instalação: Criando os Sistemas de Arquivos

Install Guide, Chapter 5 < Prev Next >
   Note

Esta seção aborda tanto a instalação em MBR/BIOS quanto em UEFI/GPT. Não pule os passos seguintes!

Antes que suas partições recém criadas possam ser utilizadas, os dispositivos de bloco criados nos passos anteriores precisam ser inicializados com um sistema de arquivos e seus metadados. Este processo é conhecido como formatação de um sistema de arquivos nos dispositivos de bloco. Após os sistemas de arquivos serem criados nos dispositivos, eles podem ser montados com o comando mount e utilizados para o armazenamento de arquivos e diretórios.

Vamos manter isso simples! Você está usando partições em MBR? Se sim, criaremos um sistema de arquivos do tipo ext2 em /dev/sda1:

root # mkfs.ext2 /dev/sda1

Se você está usando partições GPT para UEFI, crie um sistema de arquivos do tipo vfat em /dev/sda1, pois é somente esse tipo que UEFI é capaz de ler:

root # mkfs.vfat -F 32 /dev/sda1

Agora, criaremos uma partição de troca do tipo swap. Está partição servirá como uma área de troca em disco com a memória RAM quando essa estiver esgotada.

Você não criará um sistema de arquivos em sua partição swap, pois essa área não é utilizada para armazenar arquivos. Mas, é necessário inicializá-la usando o comando mkswap. Em seguida, executaremos o comando swapon para tornar seu espaço de troca recém inicializado ativo no ambiente do live CD. Isso pode ser necessário durante o restante do processo de instalação dependendo da quantidade memória RAM em seu sistema:

root # mkswap /dev/sda2
root # swapon /dev/sda2

Sistema de Arquivos Raiz

Agora, precisamos criar a raiz do sistema de arquivos. É aqui que o Funtoo Linux será instalado. Geralmente, recomendamos criar o sistema de arquivos raiz com o tipo ext4. Opcionalmente, a raiz pode ser do tipo XFS, mas isso é recomendável somente se você sabe o que está fazendo. Tenha em mente que alguns sistemas de arquivos precisarão de ferramentas de sistema de arquivos adicionais que deverão ser instaladas com o comando emerge antes da reinicialização. Se você não fizer essa instalação seu sistema não será capaz de inicializar! Por favor, consulte a seguinte tabela para mais informações:

Sistema de ArquivosRecomendado como sistema raiz?Requer ferramentas adicionais?
ext4Sim, preferencialmenteNenhuma
XFSSim, opcionalmentesys-fs/xfsprogs
zfsNão - Somente usuários avançadossys-fs/zfs
btrfsNão - Somente usuários avançadossys-fs/btrfs-progs
   Important

Não recomendamos que os usuários configurem o ZFS ou o BTRFS como sistema de arquivos raiz. Isso é muito mais complexo e geralmente é desnecessário. Em vez disso, escolha XFS ou ext4. Nós suportamos ZFS ou BTRFS apenas como sistemas de arquivos não-root e acredite, isso é muito, muito mais fácil de configurar. Veja ZFS e BTRFS após terminar de configurar seu sistema Funtoo Linux para configurar o ZFS ou o BTRFS para armazenamento secundário adicional.

If you're not sure, choose ext4. Here's how to create a root ext4 filesystem:

root # mkfs.ext4 /dev/sda3

...and here's how to create an XFS root filesystem, if you prefer to use XFS instead of ext4:

root # mkfs.xfs /dev/sda3

Your filesystems (and swap) have all now been initialized, so that that can be mounted (attached to your existing directory heirarchy) and used to store files. We are ready to begin installing Funtoo Linux on these brand-new filesystems.