Difference between revisions of "Install/Download LiveCD/pt-br"

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
Line 38: Line 38:
==== Instalação Remota ====  
==== Instalação Remota ====  


<div class="mw-translate-fuzzy">
Como alternativa, você pode fazer login no Area31 Funtoo LiveCD pela rede via SSH para executar a instalação a partir de outro computador, e essa pode ser o modo mais conveniente de instalar o Funtoo Linux.
Alternativamente, você pode logar no System Rescue CD pela rede utilizando o protocolo SSH para realizar a instalação a partir de outro computador, e esta pode ser a forma mais conveniente para instalar o Funtoo Linux.
</div>


<div class="mw-translate-fuzzy">
<div class="mw-translate-fuzzy">

Revision as of 19:35, November 12, 2019

Other languages:
English • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎

Guia de Instalação: Descarregue um Live CD

Install Guide, Chapter 1 < Prev Next >

Para instalar o Funtoo Linux, primeiro você precisa inicializar o computador usando um Live CD / DVD ou usar um pendrive baseado em Linux.

Recomendamos uma distribuição baseada no Funtoo Linux Funtoo:New Install Experience/LiveCD que possui um kernel moderno, bem como, a possibilidade de utilizar o ambiente gráfico completo. Essa distribuição pode ser gravada em um CD ou DVD, ou ainda em um pendrive USD. Descarregue essa distribuição aqui:

Para copiá-lo para um pendrive USB para inicialização, use o seguinte comando:

root # dd if=funtoo-livecd-area31-5.1-beta.iso of=/dev/sdx bs=4k status=progress

Obviamente, você precisará alterar /dev/sdx para apontar para o dispositivo de bloco correspondente ao pendrive no seu sistema.

Acesso à Rede

Depois de inicializar o LiveCD do Funtoo Area31, verifique se você tem acesso à Internet. É requerido acesso à Internet para instalar o Funtoo Linux:

root # ping www.google.com
PING www.google.com (216.58.217.36) 56(84) bytes of data.
64 bytes from den03s10-in-f4.1e100.net (216.58.217.36): icmp_seq=1 ttl=57 time=30.1 ms

Se o comando ping for bem-sucedido (você verá as mensagens 64 bytes como acima), então sua rede está corretamente configurada. Pressione as teclas Control-C para interromper o comando ping.

Se você precisar configurar uma conexão Wi-Fi para acesso à Internet, isso poderá ser feito usando a ferramenta de linha de comando nmtui:

root # nmtui

Instalação Remota

Como alternativa, você pode fazer login no Area31 Funtoo LiveCD pela rede via SSH para executar a instalação a partir de outro computador, e essa pode ser o modo mais conveniente de instalar o Funtoo Linux.

Se você gostaria de completar a instalação remotamente, aqui está como. Primeiro, você precisará ter certeza que o System Rescue CD está com uma conexão de rede funcional. Então, você precisará definir uma senha para o superusuário (root) para o System Rescue CD:

root # passwd
New password: ********
Retype new password: ********
passwd: password updated successfully

Uma vez que você digitou a senha, você precisa determinar o endereço IP atual da máquina onde System Rescue CD está executando; então você pode usar o cliente ssh para conectar-se à ela. Para determinar o endereço IP atual utilizado por System Rescue CD, digite o comando ifconfig:

root # ifconfig

Alternativamente, podemos utilizar o comando ip , uma ferramenta de iproute2, para determinar o endereço IP:

root # ip addr show

Uma das interfaces deve ter um endereço IP (listado como inet addr:) da sua rede local (LAN). Você pode se conectar remotamente, a partir de outro sistema na sua LAN, para o System Rescue CD, e executar as etapas a partir do conforto de um sistema operacional existente. No sistema remoto, digite o seguinte, substituindo 1.2.3.4 com o endereço IP do System Rescue CD. Conectando a partir de um sistema Linux ou MacOS existente seria algo parecido com isto:

(remote system) $ ssh root@1.2.3.4
Password: **********
   Note

Se você gostaria de se conectar remotamente a partir de um sistema Microsoft Windows, você precisará baixar um cliente SSH para Windows, tal como PuTTY.

Depois de estar logado via SSH, agora você está conectado remotamente no System Rescue CD e pode executar as etapas de instalação.

Install Guide, Chapter 1 < Prev Next >