Difference between revisions of "Install/Download LiveCD/pt-br"

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
(10 intermediate revisions by 2 users not shown)
Line 4: Line 4:
= Guia de Instalação: Descarregue um Live CD =
= Guia de Instalação: Descarregue um Live CD =


{{InstallNavigation|num=1|prev=Get Acquainted|next=Prepare Disk}}</noinclude>
{{InstallNavigation|num=1|prev=Get Acquainted/pt-br|next=Prepare Disk/pt-br}}</noinclude>


Para instalar o Funtoo Linux, você primeiro precisa inicializar seu computador usando um Live CD baseado em Linux. Atualmente, recomendamos o [[Gentoo Minimal Installation CD/pt-br|Gentoo Live CD de instalação]], pois contém um kernel moderno e inicialização atualizada para sistemas UEFI, e é um download rápido. Ele pode ser gravado em CD / DVD ou instalado em um pendrive USB. Baixe aqui:
Para instalar o Funtoo Linux, primeiro você precisa inicializar seu computador usando uma imagem baseada em Linux. Esta imagem é chamada de "LiveCD" por razões históricas; historicamente as pessoas inicializavam no Linux em novos sistemas gravando uma imagem ISO em um CD ou DVD usando um gravador de CD/DVD. Ainda é possível fazer isso, se você preferir usar esse método. No entanto, a maioria das pessoas
nos dias atuais tendem a usar uma mídia USB flash("pendrive USB") por conveniência, a imagem ISO pode ser gravada usando o comando {{c|dd}} padrão no Linux ou quaisquer programas para gravar imagem ISO em um pendrive USB com base Linux ou Windows. Se você quiser utilizar um aplicativo para Windows (TM) como, por exemplo, Rufus (https://rufus.ie/pt_BR/) também é possivel fazer isso facilmente.


* Descarregue o Gentoo LiveCD - Minimal Installation CD - em: https://www.gentoo.org/downloads/
Ao instalar o Funtoo Linux em x86-64bit, recomendamos o Funtoo Linux LiveCD/LiveUSB oficial, que sempre pode ser baixado aqui:


Para copiá-lo para um pendrive USB para inicialização, use o seguinte comando:
* https://build.funtoo.org/livecd
 
Embora qualquer imagem inicializável moderna do Linux seja suficiente para instalar o Funtoo Linux, o Funtoo LiveCD tem várias vantagens sobre outras opções. Como ele roda nativamente o Funtoo Linux e inclui nosso kernel oficial debian-sources com suporte de hardware muito bom, o hardware que ele suporta vai corresponder ao hardware que o Funtoo Linux suporta -- permitindo assim que você identifique quaisquer problemas de compatibilidade de hardware
imediatamente.
 
Além disso, nosso LiveCD é atualizado regularmente e inclui o NetworkManager que permite o uso do comando fácil {{c|nmtui}} para configurar sua rede. Ele também inclui nossa ferramenta inovadora [[Fchroot]], que permite usar o QEMU para "chroot" em sistemas não x86, como arm-64bit e riscv-64bit. Isso permite que o Funtoo LiveCD seja usado para resgatar e configurar sistemas com diferentes conjuntos de instruções!
 
Uma vez baixado, para copiá-lo para uma unidade flash USB para inicialização, use o seguinte comando:


{{console|body=
{{console|body=
# ##i##dd if=install-amd64-minimal-20210103T214503Z.iso of=/dev/sdx bs=4k status=progress oflag=sync
# ##i##dd if=https://build.funtoo.org/livecd/funtoo-livecd-20220521-2138.iso of=/dev/sdX bs=4k status=progress oflag=sync
}}
}}


Obviamente, você precisará alterar {{c|/dev/sdx}} para apontar para o dispositivo de bloco correspondente ao pendrive no seu sistema.
Claro, você precisará alterar {{c|/dev/sdX}} para apontar para o dispositivo de bloco do pendrive em seu sistema.


==== Acesso à Rede ====  
==== Acesso à Rede ====  


Para obter as etapas de configuração do acesso à rede a partir do LiveCD, consulte a página [[Gentoo Minimal Installation CD/pt-br|Gentoo Live CD de instalação]].
Para obter as etapas sobre como configurar o acesso à rede a partir do LiveCD, consulte a página {{LiveCD}}.


==== Instalação Remota ====  
==== Instalação Remota ====  
Line 26: Line 34:
Alternativamente, você pode fazer login no ambiente do Live CD pela rede via SSH para executar a instalação a partir de outro computador, e esse pode ser o modo mais conveniente de instalar o Funtoo Linux.
Alternativamente, você pode fazer login no ambiente do Live CD pela rede via SSH para executar a instalação a partir de outro computador, e esse pode ser o modo mais conveniente de instalar o Funtoo Linux.


Primeiro certifique-se de que o {{c|sshd}} esteja rodando. Para o CD de instalação mínima do Gentoo, você precisará iniciar {{c|sshd}} como segue:
Primeiro certifique-se de que {{c|sshd}} está rodando. Você precisará iniciar {{c|sshd}} da seguinte forma:


{{console|body=
{{console|body=

Revision as of 13:44, July 31, 2022

Other languages:
English • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎

Guia de Instalação: Descarregue um Live CD

Install Guide, Chapter 1 < Prev Next >

Para instalar o Funtoo Linux, primeiro você precisa inicializar seu computador usando uma imagem baseada em Linux. Esta imagem é chamada de "LiveCD" por razões históricas; historicamente as pessoas inicializavam no Linux em novos sistemas gravando uma imagem ISO em um CD ou DVD usando um gravador de CD/DVD. Ainda é possível fazer isso, se você preferir usar esse método. No entanto, a maioria das pessoas nos dias atuais tendem a usar uma mídia USB flash("pendrive USB") por conveniência, a imagem ISO pode ser gravada usando o comando dd padrão no Linux ou quaisquer programas para gravar imagem ISO em um pendrive USB com base Linux ou Windows. Se você quiser utilizar um aplicativo para Windows (TM) como, por exemplo, Rufus (https://rufus.ie/pt_BR/) também é possivel fazer isso facilmente.

Ao instalar o Funtoo Linux em x86-64bit, recomendamos o Funtoo Linux LiveCD/LiveUSB oficial, que sempre pode ser baixado aqui:

Embora qualquer imagem inicializável moderna do Linux seja suficiente para instalar o Funtoo Linux, o Funtoo LiveCD tem várias vantagens sobre outras opções. Como ele roda nativamente o Funtoo Linux e inclui nosso kernel oficial debian-sources com suporte de hardware muito bom, o hardware que ele suporta vai corresponder ao hardware que o Funtoo Linux suporta -- permitindo assim que você identifique quaisquer problemas de compatibilidade de hardware imediatamente.

Além disso, nosso LiveCD é atualizado regularmente e inclui o NetworkManager que permite o uso do comando fácil nmtui para configurar sua rede. Ele também inclui nossa ferramenta inovadora Fchroot, que permite usar o QEMU para "chroot" em sistemas não x86, como arm-64bit e riscv-64bit. Isso permite que o Funtoo LiveCD seja usado para resgatar e configurar sistemas com diferentes conjuntos de instruções!

Uma vez baixado, para copiá-lo para uma unidade flash USB para inicialização, use o seguinte comando:

root # dd if=https://build.funtoo.org/livecd/funtoo-livecd-20220521-2138.iso of=/dev/sdX bs=4k status=progress oflag=sync

Claro, você precisará alterar /dev/sdX para apontar para o dispositivo de bloco do pendrive em seu sistema.

Acesso à Rede

Para obter as etapas sobre como configurar o acesso à rede a partir do LiveCD, consulte a página Funtoo:New Install Experience/LiveCD.

Instalação Remota

Alternativamente, você pode fazer login no ambiente do Live CD pela rede via SSH para executar a instalação a partir de outro computador, e esse pode ser o modo mais conveniente de instalar o Funtoo Linux.

Primeiro certifique-se de que sshd está rodando. Você precisará iniciar sshd da seguinte forma:

root # /etc/init.d/sshd start

Se você deseja concluir a instalação remotamente, saiba como. Primeiro, você precisará garantir que ambiente do LiveCD tenha uma conexão de rede funcionando. Em seguida, você precisará definir uma senha para o administrador (root):

root # passwd
New password: ********
Retype new password: ********
passwd: password updated successfully


Depois de digitar uma senha, você precisará determinar o endereço IP do computador onde o Live CD está sendo executado e, em seguida, usar o cliente ssh para conectar-se a ele. Para determinar o endereço IP utilizado pelo computador executando o LiveCD, digite ifconfig:

root # ifconfig

Como alternativa, também é possível determinar um endereço IP com a ferramenta de iproute2 usando o comando ip:

root # ip addr show

Uma das interfaces de rede deve ter um endereço IP (listado como inet addr:) da sua rede local. Em seguida, você pode conectar-se remotamente, de outro sistema na sua rede local, ao Live CD e executar as etapas no conforto de um sistema operacional existente. No seu sistema remoto, digite o seguinte, substituindo os valores 1.2.3.4 pelo endereço IP do LiveCD. A conexão a partir de um sistema Linux ou MacOS existente seria mais ou menos assim:

remote system $ ssh root@1.2.3.4
Password: **********
   Note

Se você gostaria de se conectar remotamente a partir de um sistema Microsoft Windows, você precisará instalar um cliente SSH para Windows como, por exemplo, o PuTTY ou opcionalmente instalar o cliente SSH para Windows de acordo com as instruções em OpenSSH.

Depois de estar logado via SSH, agora você está conectado remotamente ao Live CD e poderá executar as etapas seguintes da instalação.

Install Guide, Chapter 1 < Prev Next >