Install/Download LiveCD/pt-br

From Funtoo
< Install
Revision as of 19:46, November 12, 2019 by Kyetoy (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search
Other languages:
English • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎

Guia de Instalação: Descarregue um Live CD

Install Guide, Chapter 1 < Prev Next >

Para instalar o Funtoo Linux, primeiro você precisa inicializar o computador usando um Live CD / DVD ou usar um pendrive baseado em Linux.

Recomendamos uma distribuição baseada no Funtoo Linux Funtoo:New Install Experience/LiveCD que possui um kernel moderno, bem como, a possibilidade de utilizar o ambiente gráfico completo. Essa distribuição pode ser gravada em um CD ou DVD, ou ainda em um pendrive USD. Descarregue essa distribuição aqui:

Para copiá-lo para um pendrive USB para inicialização, use o seguinte comando:

root # dd if=funtoo-livecd-area31-5.1-beta.iso of=/dev/sdx bs=4k status=progress

Obviamente, você precisará alterar /dev/sdx para apontar para o dispositivo de bloco correspondente ao pendrive no seu sistema.

Acesso à Rede

Depois de inicializar o LiveCD do Funtoo Area31, verifique se você tem acesso à Internet. É requerido acesso à Internet para instalar o Funtoo Linux:

root # ping www.google.com
PING www.google.com (216.58.217.36) 56(84) bytes of data.
64 bytes from den03s10-in-f4.1e100.net (216.58.217.36): icmp_seq=1 ttl=57 time=30.1 ms

Se o comando ping for bem-sucedido (você verá as mensagens 64 bytes como acima), então sua rede está corretamente configurada. Pressione as teclas Control-C para interromper o comando ping.

Se você precisar configurar uma conexão Wi-Fi para acesso à Internet, isso poderá ser feito usando a ferramenta de linha de comando nmtui:

root # nmtui

Instalação Remota

Como alternativa, você pode fazer login no Area31 Funtoo LiveCD pela rede via SSH para executar a instalação a partir de outro computador, e essa pode ser o modo mais conveniente de instalar o Funtoo Linux.

Se você deseja concluir a instalação remotamente, veja como. Primeiro, você precisará garantir que o Area31 LiveCD tenha uma conexão de rede funcionando. Em seguida, você precisará definir uma senha para o administrador (root) para o Area31 Funtoo LiveCD:

root # passwd
New password: ********
Retype new password: ********
passwd: password updated successfully

Depois de digitar uma senha, você precisará determinar o endereço IP do computador onde o LiveCD está sendo executado e, em seguida, usar o cliente ssh para conectar-se a ele. Para determinar o endereço IP atualmente sendo usado pelo computador executando o LiveCD, digite ifconfig:

root # ifconfig

Como alternativa, também é possível determinar um endereço IP com a ferramenta de iproute2 usando o comando ip:

root # ip addr show

Uma das interfaces de rede deve ter um endereço IP (listado como inet addr:) da sua rede local (LAN). Em seguida, você pode conectar-se remotamente, de outro sistema na sua rede local, ao Live CD e executar as etapas no conforto de um sistema operacional existente. No seu sistema remoto, digite o seguinte, substituindo os valores 1.2.3.4 pelo endereço IP do LiveCD. A conexão a partir de um sistema Linux ou MacOS existente seria mais ou menos assim:

(remote system) $ ssh root@1.2.3.4
Password: **********
   Note

Se você gostaria de se conectar remotamente a partir de um sistema Microsoft Windows, você precisará instalar um cliente SSH para Windows, por exemplo o PuTTY.

Depois de estar logado via SSH, agora você está conectado remotamente ao |Live CD e pode executar as etapas seguintes da instalação.

Install Guide, Chapter 1 < Prev Next >