Difference between revisions of "Install/Download and Extract Stage3/pt-br"

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
(Created page with "Se você estiver usando uma tecnologia de virtualização para rodar o Funtoo Linux, e sua VM pode migrar para diferentes tipos de hardware, então é recomendado usar um stag...")
Line 24: Line 24:
Depois de ter encontrado o estágio 3 que você gostaria de baixar, use o utilitário {{c | wget}} para fazer o download do ''tarball'' que você escolheu para usar como base para seu novo sistema Funtoo Linux. O ''tarball'' deve ser salvo no diretório {{f|/mnt/funtoo}} da seguinte forma:
Depois de ter encontrado o estágio 3 que você gostaria de baixar, use o utilitário {{c | wget}} para fazer o download do ''tarball'' que você escolheu para usar como base para seu novo sistema Funtoo Linux. O ''tarball'' deve ser salvo no diretório {{f|/mnt/funtoo}} da seguinte forma:


<div class="mw-translate-fuzzy">
{{console|body=
{{console|body=
###i## cd /mnt/funtoo
###i## cd /mnt/funtoo
###i## wget https://build.funtoo.org/funtoo-current/x86-64bit/generic_64/stage3-latest.tar.xz
###i## wget https://build.funtoo.org/1.3-release-std/x86-64bit/generic_64/stage3-latest.tar.xz
}}
}}
Observe que os sistemas hospedeiros de 64 bits podem executar estágios de 32 ou 64 bits, mas os sistemas de 32 bits só podem executar estágios de 32 bits. Certifique-se de selecionar uma versão do estágio 3 apropriada para sua CPU. Se você não tiver certeza, é uma aposta segura escolher o estágio {{c | generic_64}} ou {{c | generic_32}}. Consulte a página [[Subarches]] para mais informações.
Observe que sistemas em 64 bits podem executar estágios em 32 bits ou em 64 bits, mas sistemas 32 bits são exclusivos para estágios com código em 32 bits. Tenha certeza que selecionou o Estágio 3 apropriado para sua CPU. Caso não tenha certeza, é seguro escolher um dos estágios: {{c|generic_64}} ou {{c|generic_32}}.
</div>
Consulte a página [[Subarches]] para mais informações.





Revision as of 10:34, April 5, 2019

Other languages:
English • ‎español • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎

Guia de Instalação: Descarregue e Extraia o Estágio 3

Install Guide, Chapter 8 < Prev Next >

Agora que os sistemas de arquivos foram criados e seu hardware e o relógio do sistema estão configurados, a próxima etapa é descarregar o tarball com o estágio 3. O estágio 3 é um sistema pré-compilado usado como ponto de partida para instalar o Funtoo Linux.

Para descarregar a versão correta do Funtoo Linux para o seu sistema, vá para a página Subarches. Subarquiteturas são construções do Funtoo Linux que são projetadas para rodar em um tipo particular de CPU visando oferecer o melhor desempenho possível. Subarquiteturas tiram vantagens dos conjuntos de instruções disponíveis em cada tipo de CPU.

   Note

Agora temos um banco de dados de todos os processadores Intel de 64 bits, mapeados para o estágio 3 ideal para sua CPU! Para ver esta lista, visite Funtoo CPU Database e procure por sua CPU. Um subconjunto dessa lista agora também aparece nas páginas de subarquitetura Intel de 64 bits.

Se você estiver usando uma tecnologia de virtualização para rodar o Funtoo Linux, e sua VM pode migrar para diferentes tipos de hardware, então é recomendado usar um stage3 otimizado para o conjunto de instruções de CPU mais antigo em que sua VM será executada, ou uma imagem genérica se essa VM puder ser executada em um momento em processadores AMD e em outro em processadores da Intel.

Para a maioria das subarquiteturas, você terá alguns arquivos de estágio 3 disponíveis para escolha. Esta próxima seção ajudará a entender qual escolher.

Qual Compilação?

Pegue 1.3-release-std. Esse é o lançamento 1.3 de Funtoo Linux, ou a versão current.

Descarregue o Estágio 3

Depois de ter encontrado o estágio 3 que você gostaria de baixar, use o utilitário wget para fazer o download do tarball que você escolheu para usar como base para seu novo sistema Funtoo Linux. O tarball deve ser salvo no diretório /mnt/funtoo da seguinte forma:

root # cd /mnt/funtoo
root # wget https://build.funtoo.org/1.3-release-std/x86-64bit/generic_64/stage3-latest.tar.xz

Observe que sistemas em 64 bits podem executar estágios em 32 bits ou em 64 bits, mas sistemas 32 bits são exclusivos para estágios com código em 32 bits. Tenha certeza que selecionou o Estágio 3 apropriado para sua CPU. Caso não tenha certeza, é seguro escolher um dos estágios: generic_64 ou generic_32. Consulte a página Subarches para mais informações.


Quando o estágio for baixado, extraia seu conteúdo com o seguinte comando:

root # tar xpf stage3-latest.tar.xz

Substitua stage3-latest.tar.xz pelo nome do tarball que você descarregou anteriormente.

   Important

É muito importante SEMPRE usar a opção p ao extrair o tarball do estágio 3. Essa opção diz ao tar para "preservar" as permissões e as propriedade que existam nos arquivos extraídos. Sem essa opção, as permissões do sistema de arquivos do Funtoo Linux estarão incorretas, e isso tornará seu sistema inseguro.