Install/Download and Extract Stage3/pt-br

From Funtoo
< Install
Revision as of 12:20, September 21, 2018 by Kyetoy (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search
Other languages:
English • ‎español • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎

Guia de Instalação: Descarregue e Extraia o Estágio 3

Install Guide, Chapter 8 < Prev Next >

Agora que os sistemas de arquivos foram criados e seu hardware e relógio do sistema estão configurados, a próxima etapa é fazer o download do tarball inicial do estágio 3. O estágio 3 é um sistema pré compilado usado como ponto de partida para instalar o Funtoo Linux.

Para descarregar a versão correta do Funtoo Linux para o seu sistema, vá para a página Subarches. Sub arquiteturas são construções do Funtoo Linux que são projetadas para rodar em um tipo particular de CPU, para oferecer o melhor desempenho possível. Elas também tiram vantagens dos conjuntos de instruções disponíveis para cada CPU.

   Note

Agora temos um banco de dados de todos os processadores Intel de 64 bits, mapeados para o stage3 ideal para download! Para ver esta lista, visite Funtoo CPU Database e procure por sua CPU. Um subconjunto dessa lista agora também aparece nas páginas de sub-arquitetura Intel de 64 bits.

Se você não sabe qual subarquitetura escolher, execute esse comando:

root # gcc -march=native -Q --help=target

A página Subarches lista todas as versões otimizadas para CPU do Funtoo Linux. Encontre aquela que é apropriada para o tipo de CPU que seu sistema possui, e então clique no seu nome na primeira coluna (como corei7, por exemplo). Você então irá para uma página dedicada a essa subarquitetura e os tarballs de estágio 3 disponíveis para download serão listados. Se você estiver usando uma tecnologia de virtualização para executar o Funtoo Linux, e existir a possibilidade de sua VM migrar para diferentes tipos de hardware, é recomendável usar um estágio 3 otimizado para o conjunto de instruções de CPU mais antigo em que sua VM será executada ou uma imagem genérica se essa VM puder ser executada nos processadores AMD e Intel.

Para a maioria das subarquiteturas, você terá alguns arquivos de estágio 3 disponíveis para escolha. Esta próxima seção ajudará a entender qual escolher.

Qual Compilação?

Pick funtoo-current.

Qual Variante?

Se não tem certeza sobre qual escolher, pegue a padrão.

Todos os estágios 3 "regulares" são listados com uma variante de standard. As seguintes versões variantes estão disponíveis:

VariantDescription
standardThe "standard" version of Funtoo Linux
pure64A 64-bit build that drops multilib (32-bit compatibility) support. Can be ideal for server systems.

Descarregue o Estágio 3

Depois de ter encontrado o estágio 3 que você gostaria de baixar, use o utilitário wget para fazer o download do tarball que você escolheu para usar como base para seu novo sistema Funtoo Linux. Ele deve ser salvo no diretório /mnt/funtoo da seguinte forma:

root # cd /mnt/funtoo
root # wget https://build.funtoo.org/funtoo-current/x86-64bit/generic_64/stage3-latest.tar.xz

Observe que os sistemas hospedeiros de 64 bits podem executar estágios de 32 ou 64 bits, mas os sistemas de 32 bits só podem executar estágios de 32 bits. Certifique-se de selecionar uma versão do estágio 3 apropriada para sua CPU. Se você não tiver certeza, é uma aposta segura escolher o estágio generic_64 ou generic_32. Consulte a página Subarches para mais informações.


Quando o estágio for baixado, extraia seu conteúdo com o seguinte comando:

root # tar xpf stage3-latest.tar.xz

Substitua stage3-latest.tar.xz pelo nome do tarball que você descarregou anteriormente.

   Important

É muito importante SEMPRE usar a opção p ao extrair o tarball do estágio 3. Essa opção diz ao tar para "preservar" as permissões e as propriedade que existam nos arquivos extraídos. Sem essa opção, as permissões do sistema de arquivos do Funtoo Linux estarão incorretas, e isso tornará seu sistema inseguro.