Install/Introducing Portage/pt-br

From Funtoo
< Install
Revision as of 03:52, March 21, 2019 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)
Jump to navigation Jump to search
Other languages:
English • ‎español • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎

Guia de Instalação: Introdução ao Portage

Install Guide, Chapter 12 < Prev Next >

Portage, o gerenciador de pacotes do Funtoo Linux, possui um comando chamado emerge que é usado para construir e instalar pacotes a partir do código-fonte. Ele também cuida da instalação de todas as dependências do pacote. Você instala um pacote com emerge assim:

(chroot) # emerge nome_do_pacote

Quando você instala um pacote especificando seu nome na linha de comando, o Portage registra esse nome no arquivo /var/lib/portage/world. Ele faz isso porque pressupõe que, uma vez que instalado a a partir de seu nome, você deseja considerá-lo parte do sistema e deseja manter esse pacote atualizado no futuro. Este é um recurso útil, uma vez que os pacotes são adicionados ao conjunto world, podemos atualizar todo o sistema digitando:

(chroot) # ego sync
(chroot) # emerge -auDN @world

Esta é a maneira "oficial" de atualizar seu sistema Funtoo Linux. Anteriormente, atualizamos a árvore do Portage usando o git para pegar os ebuilds (scripts) mais recentes e, em seguida, executamos um comando emerge para atualizar o conjunto world de pacotes. As opções especificadas dizem ao emerge para:

  • a - mostre-nos o que será surgido e pergunte-nos se queremos prosseguir.
  • u - atualiza apenas os pacotes que especificamos -- não os emerge novamente se eles já tiverem sido instalados.
  • D - Considere toda a árvore de dependências dos pacotes ao procurar por atualizações. Em outras palavras, faça uma atualização profunda (deep).
  • N - Atualize todos os pacotes que mudaram (new) suas configurações em USE.

Você também deve considerar passar --with-bdeps=y ao emergir @world, pelo menos de vez em quando. Isso atualizará as dependências de construção também.

Claro, às vezes queremos instalar um pacote, mas não adicioná-lo ao ao conjunto world. Isso geralmente é feito quando você deseja apenas que o pacote seja instalado temporariamente ou porque você sabe que o pacote em questão é uma dependência de outro pacote. Se esse comportamento é desejado, você chama emerge assim:

(chroot) # emerge -1 nome_do_pacote

Usuários avançados podem estar interessados na página wiki do Emerge.

Atualizando World

Certos pacotes contidos no tarball do estágio 3 do Funtoo são compilados com o sinalizador bindist definido em USE. O sinalizador bindist controla opções de ativação/desativação para partes proprietárias e/ou patenteadas de certos código-fonte cuja distribuição em imagens não são permitidas devido a certas limitações no licenciamento. Você pode notar um problema de resolução de dependências com pacotes que possuem bindist ativado em USE durante a atualização desses pacotes; isso ocorre após a configuração inicial do sistema. Para evitar possíveis problemas, recomendamos atualizar o conjunto world antes da primeira inicialização e antes da instalação de qualquer pacote, conforme mostrado abaixo:

(chroot) # ego sync
(chroot) # emerge -auDN @world
   Important

Certifique-se de ler todas as mensagens de emerge após a instalação de pacotes e seguir todas as instruções exibidas. Isto é especialmente verdadeiro se você tiver atualizado os pacotes perl ou python.

   Important

Se você escolheu um sistema de arquivos diferente de ext4, por exemplo: JFS, XFS, ZFS ou Btrfs, assegure que o kernel tenha as ferramentas para verificá-los. Para o JFS, o pacote é jsfutils, existem pacotes semelhantes para todos os sistemas de arquivos.