Install/Introducing Portage/pt-br

From Funtoo
< Install
Revision as of 18:00, November 15, 2019 by Kyetoy (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Other languages:
English • ‎español • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎

Guia de Instalação: Introdução ao Portage

Install Guide, Chapter 12 < Prev Next >

Portage, o gerenciador de pacotes do Funtoo Linux, possui um comando chamado emerge que é usado para construir e instalar pacotes a partir do código-fonte. Ele também cuida da instalação de todas as dependências do pacote. Você instala um pacote com emerge assim:

chroot # emerge packagename

Quando você instala um pacote especificando seu nome na linha de comando, o Portage registra esse nome no arquivo /var/lib/portage/world. Ele faz isso porque pressupõe que, uma vez que instalado a a partir de seu nome, você deseja considerá-lo parte do sistema e deseja manter esse pacote atualizado no futuro. Este é um recurso útil, uma vez que os pacotes são adicionados ao conjunto world, podemos atualizar todo o sistema digitando:

chroot # ego sync
chroot # emerge -auDN @world

Esta é a maneira "oficial" de atualizar seu sistema Funtoo Linux. Anteriormente, atualizamos a árvore do Portage usando o git para pegar os ebuilds (scripts) mais recentes e, em seguida, executamos um comando emerge para atualizar o conjunto world de pacotes. As opções especificadas dizem ao emerge para:

  • a - mostre-nos o que será surgido e pergunte-nos se queremos prosseguir.
  • u - atualiza apenas os pacotes que especificamos -- não os emerge novamente se eles já tiverem sido instalados.
  • D - Considere toda a árvore de dependências dos pacotes ao procurar por atualizações. Em outras palavras, faça uma atualização profunda (deep).
  • N - Atualize todos os pacotes que mudaram (new) suas configurações em USE.

Você também deve considerar passar --with-bdeps=y ao emergir @world, pelo menos de vez em quando. Isso atualizará as dependências de construção também.

Claro, às vezes queremos instalar um pacote, mas não adicioná-lo ao ao conjunto world. Isso geralmente é feito quando você deseja apenas que o pacote seja instalado temporariamente ou porque você sabe que o pacote em questão é uma dependência de outro pacote. Se esse comportamento é desejado, você chama emerge assim:

chroot # emerge -1 packagename

Usuários avançados podem estar interessados na página wiki do Emerge.

Atualizando World

Certos pacotes no tarball do estágio 3 de Funtoo Linux são compilados por padrão com a opção bindist ativa como um sinalizador em USE. (O sinalizador bindist controla a ativação ou desativação de partes do código fonte que são proprietárias e ou sujeitas a patentes, cuja distribuição em imagens binárias são sujeitas a licenciamento). Você pode ser avisado sobre um problema na resolução de uma dependência que utiliza o sinalizador bindist em USE durate uma atualização de pacotes após a configuração inicial do sistema. Para evitar problemas potencias, atualize o sistema antes do primeiro boot ou antes de instalar quaisquer outros pacotes como exibido abaixo:

chroot # ego sync
chroot # emerge -auDN @world
   Important

Certifique-se de ler as mensagens de publicação e de seguir as instruções. Isso é especialmente verdade se você atualizou o perl ou python.

   Important

Se você escolher sistemas de arquivos diferentes dos deste guia, como JFS ou Brtfs, lembre-se de instalar os pacotes necessários para que seu sistema possa executar uma verificação do sistema de arquivos na inicialização. O pacote é jsfutils para JFS. Pacotes semelhantes existem para todos os sistemas de arquivos.

Install Guide, Chapter 12 < Prev Next >