Install/Introduction/pt-br

From Funtoo
< Install
Revision as of 13:29, November 18, 2019 by Kyetoy (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Türkçe • ‎español • ‎français • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎ • ‎한국어

Guia de Instalação: Introdução

root # Bem-vindos ao Funtoo Linux!

Bem-Vindo ao Funtoo Linux! Esse documento foi escrito para ajudá-lo a instalar o Funtoo Linux em sistemas compatíveis com PC, mantendo ao mínimo as opções de distração relacionadas à configuração do sistema.

Se você já teve experiência anterior na instalação do Gentoo Linux, então muitas etapas serão familiares, mas você ainda deve ler esse guia, pois existem algumas diferenças. Se você é novo em instalar um Linux baseado no Gentoo ou um novato no Linux - bem-vindo - tentamos tornar essas instruções de instalação compreensíveis para novos usuários também.

Antes de começarmos, revise as seguintes informações importantes:

Lançamento Atual
A versão atual do Funtoo Linux é a 1.4, às vezes chamada de 1.4-release ou 1.4-release-std. 1.4 não é uma versão do tipo LTS ("Long Term Stable"), mas a atualização para a versão 2.x LTS deve ser uniforme, portanto esta versão é geralmente recomendada sobre a 1.3 para implantação de produção a longo prazo.
Modelo de Desenvolvimento
O Funtoo Linux é uma meta-distribuição Linux desenvolvida pela comunidade. Se você usa o Funtoo Linux, pode contribuir para o seu desenvolvimento via code.funtoo.org sem passar por nenhum procedimento especial ou processo de aprovação complicado. Consulte Development Guide para mais informações sobre como contribuir para o Funtoo Linux (em inglês). Também temos tutoriais em vídeo no YouTube que podem ajudá-lo a comecar a conhecer o Funtoo Linux.
Estilos de Documentação
Também oferecemos a capacidade para ler e navegar no Guia de Instalação seção por seção.. Usuários online podem achar isso mais conveniente.
Notas da Versão
Para se familiarizar com as alterações mais recentes do Funtoo Linux, Release Notes for Funtoo Linux 1.4 estão disponíveis.
Instruções de Atualização
Caso esteja atualizando a partir da versão Funtoo Linux 1.3 ou anterior, por favor consulte Funtoo Linux 1.4 Upgrade Instructions.
Imagens para AWS
Agora oferecemos a implantação direta Funtoo Linux no Amazon Web Services (AWS). Essa é uma opção útil para quem deseja tirar proveito da AWS ou implantar o Funtoo Linux automaticamente. Um guia em estilo de tutorial sobre como usar a AWS com o Funtoo está disponível.
Executando o Steam
Lançamos recentemente imagens oficiais Steam Docker images suportadas pelo Funtoo e são a maneira oficialmente suportada de executar o Steam no Funtoo.
Contêineres
O gerenciamento de contêineres LXD bem como o Docker são oficialmente suportados. Por favor, veja Chroot and Containers para consultar uma lista incompleta, porém crescente, de tecnologias de contêineres disponíveis, juntamente com links para documentação adicional.
Nova ferramenta Fchroot
A Nova ferramenta Fchroot agora está disponível para permitir a execução de ambientes ARM e RISCV em hardware compatível com PC. Essa é uma ferramenta muito eficaz para acelerar a criação de grandes partes de software em sistemas ARM com recursos limitados. Consulte as páginas code.funtoo.org , Frankenchroot e Frankenchroot/Live_NFS_Frankenchroot para obter informações sobre essa configuração.

Agora que cobrimos todas essas informações importantes, é hora de começar a instalar o Funtoo Linux!

Visão Geral da Instalação

Esta é uma visão geral básica do processo de instalação do Funtoo:

  1. Faça o download e inicialize o Live CD de sua preferência.
  2. Prepare seu disco.
  3. Particionamento MBR.
  4. Particionamento GPT.
  5. Crie e monte sistemas de arquivos
  6. Definindo a data e a hora.
  7. Instale o Funtoo com o tarball de sua preferência
  8. Faça chroot no seu novo sistema.
  9. Faça o download da árvore do Portage.
  10. Configure seu sistema.
  11. Introdução ao Portage.
  12. Instale um kernel.
  13. Instale um carregador de inicialização.
  14. Configure a rede.
  15. Conclua as etapas finais.
  16. Configuração do perfil da máquina.
  17. Tudo Pronto! Aprecie sem moderação!
Install Guide, Chapter 0 Next >