Difference between revisions of "Install/Network/pt-br"

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
(Created page with "Procure a linha que começa com o nome do host (hostname) e altere a entrada entre as aspas. Salve o arquivo, na próxima reinicialização Funtoo utilizará o novo hostname.")
(Created page with "{{warning|Não use caracteres especiais no nome do host, pois o Shell pode interpretá-los, levando a resultados imprevisíveis. Use caracteres do alfabeto Latino: [a-z], [A-Z...")
Line 61: Line 61:
Procure a linha que começa com o nome do host (hostname) e altere a entrada entre as aspas. Salve o arquivo, na próxima reinicialização Funtoo utilizará o novo hostname.
Procure a linha que começa com o nome do host (hostname) e altere a entrada entre as aspas. Salve o arquivo, na próxima reinicialização Funtoo utilizará o novo hostname.


{{warning|Do not use special characters in the hostname, as the shell may interpret these, leading to unpredictable results. Use the Latin alphabet: a-z, A-Z, 0-9}}
{{warning|Não use caracteres especiais no nome do host, pois o Shell pode interpretá-los, levando a resultados imprevisíveis. Use caracteres do alfabeto Latino: [a-z], [A-Z], [0-9]}}
{{tip|Use short hostnames (up to 8 or 10 characters) to prevent the terminal screen being filled with the hostname, leaving little space for the command itself. This become particularly poignant when coding long command strings in various programming languages like Bash, Python, SQL and Perl}}
{{tip|Use nomes de host curtos (de 8 ou 10 caracteres) para evitar que a tela do terminal seja preenchida com um longo nome de host, deixando pouco espaço para o próprio comando. Isso se torna particularmente evidente ao codificar longas seqüências de comandos em várias linguagens de programação como: Bash, Python, SQL e Perl.}}

Revision as of 14:57, September 29, 2018

Other languages:
English • ‎español • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎

Guia de Instalação: Rede

Install Guide, Chapter 15 < Prev Next >

É importante garantir que você será capaz de se conectar à sua rede local depois de reinicializar o Funtoo Linux. Existem três abordagens que você pode usar para configurar sua rede: NetworkManager, dhcpcd e os scripts de rede Funtoo Linux Networking. Veja como escolher qual deles usar com base no tipo de rede que você deseja configurar.

Wi-Fi

Para sistemas portáteis e móveis, onde você usará Wi-Fi em "roaming" e fará conexões a diferentes redes, o pacote NetworkManager é altamente recomendado. Como quase todos os cartões Wi-Fi exigem um firmware para operar, é recomendável que você instale o pacote 'linux-firmware.

(chroot) # emerge linux-firmware networkmanager

Dependendo da sua arquitetura, você poderá ver uma mensagem semelhante à seguinte:

The following USE changes are necessary to proceed
...

Isso significa que seus sinalizadores em USE precisam ser atualizados para permitir essa instalação. Por enquanto, você pode deixar o portage manipular isso para você adicionando a sinalização --autounmask-write:

(chroot) # emerge linux-firmware networkmanager --autounmask-write

A seguir, atualize os arquivos de configuração:

(chroot) # dispatch-conf

Aceite a nova configuração pressionando u. Então, você pode continuar a instalar o NetworkManager:

(chroot) # emerge linux-firmware networkmanager
(chroot) # rc-update add NetworkManager default

O comando acima garantirá que o NetworkManager seja iniciado após você inicializar no Funtoo Linux. Depois de concluir essas etapas de instalação e inicializar no Funtoo Linux, é possível usar o comando nmtui (que possui uma interface baseada no console e fácil de usar) para configurar o NetworkManager para que ele se conecte (e reconecte automaticamente, após a reinicialização ) a um ponto de acesso Wi-Fi:

root # nmtui

Para obter mais informações sobre o NetworkManager, consulte o NetworkManager package page.

   Note

O pacote wpa_supplicant também é uma boa opção para conexões de rede sem fio. Veja o net-wireless/wpa_supplicant para entender as etapas envolvidas na configuração do wpa_supplicant.

Desktop (Com Fio e com DHCP)

Para uma estação de trabalho ou um PC doméstico com Ethernet com fio, e que usará o protocolo DHCP para obter um IP, a opção mais simples e eficaz para habilitar a conectividade de rede é simplesmente adicionar o serviço dhcpcd ao nível de execução padrão:

(chroot) # rc-update add dhcpcd default

Quando você reinicializar, o serviço dhcpcd será executado em segundo plano, e gerenciará todas as interfaces de rede, usará o DHCP para adquirir endereços de rede a partir de um servidor DHCP.

Se o seu servidor DHCP utiliza o encaminhador do Sistema de Nomes de Domínio (dnsmasq), ele poderá ser configurado para atribuir endereços IP através do endereço MAC para tornar o uso dos servidores no DHCP viável.

Servidor (IP Estático)

Para servidores, os scripts de rede Funtoo Linux Networking são recomendados. Eles são otimizados para configurações estáticas e situações como o uso de uma Ethernet virtual para configurações de virtualização. Consulte Funtoo Linux Networking para obter informações sobre como usar o sistema de configuração de rede baseada em modelos do Funtoo Linux.

Nome de Host

Por padrão, Funtoo usa "localhost" como um nome do host. Embora o sistema funcione perfeitamente usando esse nome, alguns ebuilds se recusam a instalar ao detectar localhost como nome do host. Esse nome padrão também pode criar confusão se vários sistemas usarem o mesmo nome de host. Portanto, é aconselhável alterá-lo para um nome mais significativo. O nome do host em si é arbitrário, o que significa que você pode escolher praticamente qualquer combinação de caracteres, desde que faça sentido para o administrador do sistema. Para alterar o nome do host, edite

(chroot) # nano /etc/conf.d/hostname

Procure a linha que começa com o nome do host (hostname) e altere a entrada entre as aspas. Salve o arquivo, na próxima reinicialização Funtoo utilizará o novo hostname.

   Warning

Não use caracteres especiais no nome do host, pois o Shell pode interpretá-los, levando a resultados imprevisíveis. Use caracteres do alfabeto Latino: [a-z], [A-Z], [0-9]

   Tip

Use nomes de host curtos (de 8 ou 10 caracteres) para evitar que a tela do terminal seja preenchida com um longo nome de host, deixando pouco espaço para o próprio comando. Isso se torna particularmente evidente ao codificar longas seqüências de comandos em várias linguagens de programação como: Bash, Python, SQL e Perl.