Difference between revisions of "Install/pt-br/Kernel"

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
 
(4 intermediate revisions by one other user not shown)
Line 21: Line 21:
}}
}}


Se uma versão estiver listed sob {{c|Latest version installed}}, então a debian-sources já está pré-construída (pre-built) para você e você pode pular o resto da seção do Kernel, e prosseguir para a [[#Installing a Bootloader|Installing a Bootloader section]].
Se uma versão estiver listed sob {{c|Latest version installed}}, então a debian-sources já está pré-construída (pre-built) para você e você pode pular o resto da seção do Kernel, e prosseguir para a [[Install/pt-br/Kernel#Installing_a_Bootloader|Instalar uma seção de Bootloader]].


==== Building the Kernel ====
==== Construindo o Kernel ====


If you need to build a kernel for Funtoo Linux, please follow these steps:
Se precisar construir um kernel para o Funtoo Linux, por favor siga esses passos:


{{Fancynote|1=
{{Fancynote|1=
See [[Funtoo Linux Kernels]] for a full list of kernels supported in Funtoo Linux. We recommend <code>debian-sources</code> for new users.}}
Verifique o [[Pt-br/Funtoo_Linux_Kernels|Kernels do Funtoo Linux]] para obter uma lista completa de kernels que possuem suporte no Funtoo Linux. Recomendamos <code>debian-sources</code> para novos usuários.}}


{{fancyimportant|1=
{{fancyimportant|1=
<code>debian-sources</code> with <code>binary</code> USE flag requires at least 14GB free in <code>/var/tmp</code> and takes around 1 hour to build on a Intel Core i7 Processor.}}
<code>debian-sources</code> como a flag USE <code>binary</code> requer no mínimo 14GB livre em <code>/var/tmp</code> e leva por volta de uma hora para construir em um processador Intel Core i7 Processor.}}


Let's emerge our kernel:
Vamos usar emerge para instalar nosso kernel:


<console>
<console>
Line 39: Line 39:
</console>
</console>


Once <code>emerge</code> completes, you'll have a brand new kernel and initramfs installed to <code>/boot</code>, plus kernel headers installed in <code>/usr/src/linux</code>, and you'll be ready to configure the boot loader to load these to boot your Funtoo Linux system.
Uma vez que o <code>emerge</code> finaliza, você terá um kernel e um initramfs novinho instalado em <code>/boot</code>, mais o kernel headers instalado em <code>/usr/src/linux</code>, e estará pronto para configurar o boot loader para carregar esses para inicializar o seu Funtoo Linux.


{{fancynote|NVIDIA card users: the <code>binary</code> USE flag installs the Nouveau drivers which cannot be loaded at the same time as the proprietary drivers, and cannot be unloaded at runtime because of KMS. You need to blacklist it under <code>/etc/modprobe.d/</code>.}}
{{fancynote|Usuários de Placas da NVIDIA: a flag USE <code>binary</code> instala os drivers da Nouveau que não podem ser carregadas ao mesmo tempo  como drivers proprietário, e não podem ser descarregados no momento em que estão sendo executados por causa do  KMS. Você precisa lista-lo como blacklist sob <code>/etc/modprobe.d/</code>.}}


{{fancynote|For an overview of other kernel options for Funtoo Linux, see [[Funtoo Linux Kernels]]. There may be modules that the Debian kernel doesn't include, a situation where [http://www.funtoo.org/wiki/Funtoo_Linux_Kernels#Using_Debian-Sources_with_Genkernel genkernel] would be useful. Also be sure to see [[:Category:Hardware Compatibility|hardware compatibility]] information.}}
{{fancynote|Para uma visão geral de outras opções de kernel para o Funtoo Linux, verifique [[Pt-br/Funtoo_Linux_Kernels|Kernels para Funtoo Linux]]. Pode haver módulos que o kernel do Debian não vem incluso, uma situação onde [[Pt-br/Funtoo_Linux_Kernels#Utilizando_o_Debian-Sources_com_o_Genkernel|genkernel]] seria útil. Certifique-se também d verificar [[:Category:Hardware Compatibility|hardware compatibility]] information.}}
[[Category:pt_BR]]

Latest revision as of 14:18, July 9, 2015


   Note

This is a template that is used as part of the Installation instructions which covers: Kernel Installation. Templates are being used to allow multiple variant install guides that use most of the same re-usable parts.


Kernel

Iniciando em meados de Maio de 2015 (mid-May 2015), o stage3 do Funtoo Linux inclui um kernel pre-built debian-sources para tornar a instalação mais rápida e mais facil. Para verificar se a debian-sources está instalada, digite:

(chroot) # emerge -s debian-sources
Searching...    
[ Results for search key : debian-sources ]
[ Applications found : 1 ]

*  sys-kernel/debian-sources
      Latest version available: 3.19.3
      Latest version installed: 3.19.3
      Size of files: 81,292 kB
      Homepage:      http://www.debian.org
      Description:   Debian Sources (and optional binary kernel)
      License:       GPL-2

Se uma versão estiver listed sob Latest version installed, então a debian-sources já está pré-construída (pre-built) para você e você pode pular o resto da seção do Kernel, e prosseguir para a Instalar uma seção de Bootloader.

Construindo o Kernel

Se precisar construir um kernel para o Funtoo Linux, por favor siga esses passos:

   Note

Verifique o Kernels do Funtoo Linux para obter uma lista completa de kernels que possuem suporte no Funtoo Linux. Recomendamos debian-sources para novos usuários.

   Important

debian-sources como a flag USE binary requer no mínimo 14GB livre em /var/tmp e leva por volta de uma hora para construir em um processador Intel Core i7 Processor.

Vamos usar emerge para instalar nosso kernel:

(chroot) # emerge debian-sources

Uma vez que o emerge finaliza, você terá um kernel e um initramfs novinho instalado em /boot, mais o kernel headers instalado em /usr/src/linux, e estará pronto para configurar o boot loader para carregar esses para inicializar o seu Funtoo Linux.

   Note

Usuários de Placas da NVIDIA: a flag USE binary instala os drivers da Nouveau que não podem ser carregadas ao mesmo tempo como drivers proprietário, e não podem ser descarregados no momento em que estão sendo executados por causa do KMS. Você precisa lista-lo como blacklist sob /etc/modprobe.d/.

   Note

Para uma visão geral de outras opções de kernel para o Funtoo Linux, verifique Kernels para Funtoo Linux. Pode haver módulos que o kernel do Debian não vem incluso, uma situação onde genkernel seria útil. Certifique-se também d verificar hardware compatibility information.