Install/pt-br/Kernel

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search


   Note

This is a template that is used as part of the Installation instructions which covers: Kernel Installation. Templates are being used to allow multiple variant install guides that use most of the same re-usable parts.


Kernel

Iniciando em meados de Maio de 2015 (mid-May 2015), o stage3 do Funtoo Linux inclui um kernel pre-built debian-sources para tornar a instalação mais rápida e mais facil. Para verificar se a debian-sources está instalada, digite:

(chroot) # emerge -s debian-sources
Searching...    
[ Results for search key : debian-sources ]
[ Applications found : 1 ]

*  sys-kernel/debian-sources
      Latest version available: 3.19.3
      Latest version installed: 3.19.3
      Size of files: 81,292 kB
      Homepage:      http://www.debian.org
      Description:   Debian Sources (and optional binary kernel)
      License:       GPL-2

Se uma versão estiver listed sob Latest version installed, então a debian-sources já está pré-construída (pre-built) para você e você pode pular o resto da seção do Kernel, e prosseguir para a Instalar uma seção de Bootloader.

Construindo o Kernel

Se precisar construir um kernel para o Funtoo Linux, por favor siga esses passos:

   Note

Verifique o Kernels do Funtoo Linux para obter uma lista completa de kernels que possuem suporte no Funtoo Linux. Recomendamos debian-sources para novos usuários.

   Important

debian-sources como a flag USE binary requer no mínimo 14GB livre em /var/tmp e leva por volta de uma hora para construir em um processador Intel Core i7 Processor.

Vamos usar emerge para instalar nosso kernel:

(chroot) # emerge debian-sources

Uma vez que o emerge finaliza, você terá um kernel e um initramfs novinho instalado em /boot, mais o kernel headers instalado em /usr/src/linux, e estará pronto para configurar o boot loader para carregar esses para inicializar o seu Funtoo Linux.

   Note

Usuários de Placas da NVIDIA: a flag USE binary instala os drivers da Nouveau que não podem ser carregadas ao mesmo tempo como drivers proprietário, e não podem ser descarregados no momento em que estão sendo executados por causa do KMS. Você precisa lista-lo como blacklist sob /etc/modprobe.d/.

   Note

Para uma visão geral de outras opções de kernel para o Funtoo Linux, verifique Kernels para Funtoo Linux. Pode haver módulos que o kernel do Debian não vem incluso, uma situação onde genkernel seria útil. Certifique-se também d verificar hardware compatibility information.