Install/pt-br/Stage3

From Funtoo
< Install
Revision as of 18:56, May 29, 2015 by Tocadotux (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search


   Note

This is a template that is used as part of the Installation instructions which covers: the process of installing the Stage3 tarball. Templates are being used to allow multiple variant install guides that use most of the same re-usable parts.


Instalando o Stage 3 tarball

Depois de criar os filesystems, o próximo passo é baixar o Stage 3 tarball inicial. O Stage 3 é um sistema pré-compiled utilizado como um ponto inicial para instalar o Funtoo Linux. Carregue um dos seguintes URLs em outra janela do navegador:

Agora, vamos navegar pelos diretórios nos mirrors para encontrar o build apropriado do Funtoo Linux para você.

Qual Build?

Se não estiver certo, escolha funtoo-current.

Funtoo Linux possui vários 'builds' diferentes, ou variantes. Aqui está uma lista d evários builds que estão disponíveis, e quais são seus recursos distintivos:

BuildDescrição
funtoo-currentO build mais comum selecionado do Funtoo Linux. Recebe rápidas atualizações e preferidas dos usuários desktop.
funtoo-current-hardenedO mesmos pacotes definidos como funtoo-current, mas com um hardened, exploit-resistant toolchain.
funtoo-stableEnfatiza atualizações de pacote com menos frequente e confiável , versões confiáveis de pacotes sobre as ultimas versões.

Se quiser ler mais sobre isso, dê uma olhada Diferenças entre stable, current e experimental.

Qual Arquitetura?

Se não estiver certo, escolha x86-64bit, ou possivelmente pure64 para sistemas servidores.

Para sistemas compatíveis com computadores PC, as seguintes escolhas estão disponíveis:

ArchitectureDescrição
x86-64bitPara processadores 64-bit modernos. Utiliza novas instruções de 64-bit e espaço de endereçamento. Mantem compatibilidade 32-bit com multilib.
pure64Para processadores 64-bit modernos, mas sem suporte a compatibilidade 32-bit.
x86-32bitPara sistemas 32-bit antigos tal como Athlon XP, Pentium 4, ou Atom anteriores.

Sua Sub-arquitetura (SubArch)

Dentro de /funtoo-current/x86-64bit/ em um de nossos mirrors, você verá you'll um monte de diretórios para várias subarches do Funtoo Linux. Subarches são builds do Funtoo Linux que são projetadas para executar em um tipo particular de CPU, para oferecer melhor desempenho possível. Eles também aproveitam do conjunto de instruções disponíveis para cada CPU.

Se você estiver utilizando um CPU baseado no AMD, baixe o stage3 do generic_64, amd64-k8, amd64-k10, amd64-bulldozer, amd64-piledriver, amd64-steamroller ou amd64-jaguar. Veja nossa lista de subarches para AMD de 64-bit para ajuda a compreender qual é melhor para você.

Se estiver utilizando um CPU baseado em Intel, baixe um stage3 a partir do generic_64, atom_64, core2_64 ou corei7. Note que corei7 é ideal para qualquer processador Intel moderno, incluindo Core i3 e Core i5, e mutos Xeons. Nossa lista de de subarches Intel de 64-bit para ajuda a compreender qual é o melhor para você.

Se estiver utilizando um CPU de 32-bit, baixe um stage3 do generic_32, i686, core2_32, atom_32 ou athlon-xp.

Definindo a Data

   Important

Se a hora e data do seu sistema está muito fora (tipicamente por meses ou anos,) então impedir o Portage de baixar os tarballs de código fonte corretamente. Isso por que alguns de nossos códigos fonte são baixados via HTTPS, que utiliza certificados SSL e são marcados com uma data de ativação e expiração. De qualquer jeito, se a data do seu sistema estiver relativamente próxima do correto, você pode provavelmente pular esse passo por enquanto.

Agora é uma boa hora de verificar se a data e hora estão corretamente definidos para UTC. Utilize o comando date para verificar a data e a hora:

root # date
Fri Jul 15 19:47:18 UTC 2011

Se a data e/ou a hora precisarem ser corigida/s, faça então utilizando date MMDDhhmmYYYY, tendo em mente hhmm estão no formato 24-horas.O exemplo abaixo altera a data e hora para "16 de Julho de 2011 às 8:00PM" UTC:

root # date 071620002011
Fri Jul 16 20:00:00 UTC 2011

Uma vez que você tenha definido o sistema de horário (system clock), é uma boa ideia copiar o horário para o sistema de horas do seu hardware (hardware clock), assim ele persiste nos reboots:

root # hwclock --systohc

Baixe o Stage3

Uma vez que você está no root filesystem do seu Funtoo Linux, utilize wget para baixar o Stage 3 tarball que você escolheu utilizar como base para o seu novo sistema Funtoo Linux. Ele deve se salvo no direorio /mnt/funtoo como a seguir:

root # cd /mnt/funtoo
root # wget http://build.funtoo.org/funtoo-current/x86-64bit/generic_64/stage3-latest.tar.xz

Note que sistemas 64-bit pode rodar stages 32-bit ou 64-bit, mas o sistema 32-bit podem somente rodar stages de 32-bit. Certifique-se de selecionar um Stage 3 que é apropriado para o seu CPU (processador). Se não estiver certo, é uma aposta segura escolher o stage generic_64 ou generic_32. Consulte a página de Download para mais informações.

Uma vez o stage for baixado, extraia os conteúdos com o seguinte comand, substituindo o nome nome real pelo seu stage 3 tarball:

root # tar xpf stage3-latest.tar.xz
   Important

é muito importante utilizar a opção "p" do tar quando extrair tarball do Stage 3 tarball - ela diz ao tar para preservar quaisquer permissões e proprietário que exista dentro do arquivo. Sem essa opção, as permissões do sistema de arquivo do seu Funtoo Linux filesystem estarão incorretas.