Difference between revisions of "Welcome/pt-br"

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
(Created page with "<div class="container"><div class="row"><div class="col-xs-12 col-md-8 col-lg-8"> {{Announce|Uma breve história do Gentoo e Funtoo Linux, por tocadotux (conteúdo em portugu...")
(No difference)

Revision as of 16:41, September 29, 2015

   {{{title}}}
{{{body}}}

   {{{title}}}
{{{body}}}


Funtoo Linux é um sistema operacional baseado em Linux sendo uma variante do Gentoo Linux, liderado por Daniel Robbins (o criador e antigo Arquiteto Chefe do Gentoo) o qual atua como ditador benevolente vitalício do projeto. Funtoo Linux é otimizado para a melhor performance possível, suportando Intel Core i7, processadores AMD FX, e outros. Veja quais suportamos. Veja Distintivos, abaixo, para mais informações sobre o que nos torna especiais.

Outros projetos do Funtoo incluem:


Ego-2.2.0 Released

User:Drobbins
2017-10-18 by
Drobbins

Latest Innovations

This news item documents the latest innovations now available under Funtoo Linux.
2017-09-07 by Drobbins
More...

Expanda a wiki!

A seção How to 'wiki' irá te ajudar a aprender como criar documentos da wiki. Dê uma olhada em Requested Documents e páginas que precisam de atualização.

Veja Ebuilds para uma lista das páginas de ebuilds, e Adding an Ebuild to the Wiki para informações sobre como adicionar uma.

Traduções

Esta wiki está usando um novo sistema para gerenciar traduções para outros idiomas além do inglês. Veja Special:PageTranslation para uma lista de páginas que que foram escolhidas para serem traduzidas. Pedimos que todos os tradutores foquem nestas páginas -- a lista aumentará no futuro. Para traduzir uma página, Create a Funtoo account, faça login, e então clique no link "Translate this page" no topo da página. Tradução é fácil -- você pode traduzir a página por partes, tornando o processo mais gerenciável. Este novo sistema é desenhado para manter as traduções em dia, assim nossa documentação em outro idioma permanece atual.

Distintivos

Funtoo Linux é uma metadistribuição, o que significa que ela é compilada (completamente de forma automática) com as funcionalidades e otimizações que 'você quiser, e não o que o mantenedor da distro acha que é o melhor pra você. Pacotes são instalados diretamente de seu código fonte, graças ao Portage, inspirado pelo sistema de ports do FreeBSD, escrito em Python e com funcionalidades avançadas de gerenciamento de pacotes. Usamos Git para todo nosso desenvolvimento, e usamos Git também para prover nossa árvore de ports para você.

Em contraste ao Gentoo Linux, nós oferecemos um número de inovações, incluindo o extensivo uso do git, nosso sistema de perfis, a ferramenta de gerenciamento de boot boot-update, nossos incrivelmente flexíveis templates de scripts de rede, o sistema de compilações Metro, suporte ao kernel do Debian, RHEL e outros, suporte aprimorado ao Python, mini-manifests do Portage, modelo de distribuição centrado no usuário, e um grande número de melhorias de infra-estrutura da comunidade.

Começando

Instale o Funtoo Linux e participe da nossa comunidade de usuários. Conheça outros usuários em nossos fóruns. Funtoo Linux tem uma comunidade IRC bastante ativa no Freenode (no canal #funtoo) e você é bem vindo a se juntar a nós.

Nós aceitamos relatórios de bugs e sugestões!. Por favor relate bugs no nosso bug tracker. Levaremos todos a sério, e todo o trabalho de correção é rastreado em nosso bug tracker, por razões de transparência.

Create a Funtoo account, a qual lhe permite efetuar login na wiki, fóruns e bug tracker. Veja o FAQ de autenticação para mais informações sobre criação de contas de usuário.

Veja nosso FAQ para respostas a questões comuns.

Outros recursos incluem larrythecow.org, o agregador de blogs do Gentoo, kernel-seeds.org, e git.funtoo.org, nosso navegador de repositório cgit.


{{#seo: |title=Funtoo Linux |keywords=funtoo,linux,gentoo,Daniel Robbins |description=Funtoo Linux is a Gentoo-based OS that uses a git-based Portage tree. Run by Daniel Robbins, creator of Gentoo. }}