Filosofia da Matilha de Lobos

From Funtoo
Revision as of 21:44, November 18, 2021 by Kyetoy (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search

Wolf.png

Other languages:
English • ‎español • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎日本語

Filosofia da Matilha de Lobos

A filosofia da comunidade Funtoo pode ser melhor descrita usando a analogia com uma matilha de lobos.

Como um lobo, um membro da comunidade de usuários do Funtoo é:

Autêntico
Uma vez que o Funtoo é uma meta-distribuição baseada em código-fonte e os pacotes são construídos com o Portage, existimos na vida selvagem, entre a energia criativa bruta do ecossistema de software livre selvagem. Como um lobo, nossa conexão com a vida selvagem de código aberto vibrante e sustentável é tangível e real. Evitamos o mundo pré-embalado superdesenvolvido, higienizado, isolado e enfadonho, onde usuários desconectados simplesmente consomem o que foi pré-fabricado para eles, preferimos uma vida mais autêntica e conectada, onde estamos no controle de nosso destino.
Atento à matilha
A matilha é formada pelos nossos usuários. Apoiamo-nos uns aos outros e cuidamos uns dos outros ao perambularmos juntos. À medida que encontramos desafios, nós os enfrentamos como uma comunidade. Entendemos que ajudar a matilha ajuda a todos nós. Estamos sempre tentando ativamente encontrar caminhos comuns que compartilhamos e cultivar esses caminhos juntos. É por isso que, em todas as tentativas, usaremos as configurações do perfil da comunidade e manteremos nosso /etc/make.conf livre de personalizações locais. Ao ardar juntos, tornamos a experiência melhor para todos.
Seletivo
Às vezes, outro projeto de código aberto pode deixar cair alguma '"sujeira"' em nosso quintal. E isso pode ser tão grande que é realmente difícil não interferir. Quando isso acontecer, teremos muito cuidado para não pisar nesta '"sujeira"' e, certamente, fazendo isso não levaremos essa '"sujeira"" em nossos sapatos para dentro de casa. Essa '"sujeira"' grudenta nunca fará parte do Funtoo! O exemplo mais óbvio deste tipo de '"sujeira"" é o systemd. Como lobos, não comeremos uma carcaça morta só porque algum projeto localizado rio acima jogou um pouco de carne podre e tentadora em nosso caminho. Essas carcaças podem nos sustentar por um tempo, mas não é o ideal para nós. Vamos encontrar a solução ideal. Preferimos caçar...
Caçador
Estamos verdadeiramente saciados apenas por aquelas soluções que realmente refletem nossos valores profundamente arraigados - queremos boa tecnologia, e se não conseguirmos encontrar nenhuma facilmente, iremos caçá-la nós mesmos. Nossa fome é tangível e profunda . Vamos automatizar tudo, para que possamos passar mais tempo na caça, desenvolvendo tecnologia inovadora. Caçamos para viver e vivemos para caçar. Vamos trabalhar para conseguir o que há de bom, mesmo que fique bagunçado por um período e exija o investimento de nosso tempo e energia criativa bruta. Se não tivermos tempo para caçar, encontraremos uma maneira de arranjar tempo. Os lobos que não caçam são animais de estimação domesticados.
Territorial
Acolhemos a todos com carinho, mas temos plena consciência da amplitude do território que patrulhamos. Tomamos posse de nosso território, mas não mordemos mais do que podemos mastigar! Sabemos quais partes da floresta-livre estão totalmente sob nosso controle e quais partes não temos o poder-do-lobo para gerenciar adequadamente. Iremos reivindicar novos territórios apenas à medida que nossa matilha crescer; ao mesmo tempo garantindo que o território que atualmente possuímos seja mantido seguro. A melhoria deve ser contínua - a construção de nosso território deve ser feita de forma pensativa, sem perder terreno - esse é o nosso objetivo.
Owns their Shit
As wolves, we sometimes make technical and other kinds of mistakes. That is part of life, and a mistake in and of itself is not something to get upset about. But if you make a mistake that impacts others, the pack expects you to be transparent about it, let the proper wolves know as soon as possible, and be available and engaged to help clean it up. If you don't do this, then the pack may get legitimately upset with you. A responsible wolf owns their shit.
Nós uivamos
Nós encorajamos cada lobo em nossa matilha a uivar e expressar seus desejos e necessidades pessoais, especialmente em nosso rastreador de defeitos (bug tracker). Sua paixão e jornada pessoal é o que nos preocupa, não o que algum "'coelhinho'" fez em algum buraco aleatório na última quinta-feira. É tudo sobre compartilhar suas próprias aventuras com a matilha, para que possamos entender e ser enriquecidos por elas e apoiá-lo melhor.
   Important

Portanto, lembre-se - como parte do Funtoo, exiba essas qualidades para maximizar sua experiência e a experiência da matilha! Agora, vamos cobrir alguns aspectos distintos do Funtoo e, como um exercício, veja se você pode mapear essas decisões técnicas de volta aos pilares da filosofia da matilha.

Distinções do Funtoo

Support Matrix
We have an official Support Matrix to define what we support, and what we do not. (Why? To define our territory, and not bite off more than we can chew, and to make paths easier for others.)
Instalação mais fácil
No geral, embora a instalação ainda seja "'manual'" em vez de por meio de um instalador, há um esforço constante para tornar a instalação mais fácil. (Por quê? Para tornar os caminhos comuns mais fáceis para uma parte da matilha.)
Kernel pré-construído
As imagens em estágio 3 do Funtoo possuem um kernel Linux (debian-sources) pré-construído e um conjunto de pacotes de drivers (initramfs) que suporta a maioria dos hardwares modernos. Isso é feito para tornar a instalação mais fácil e fornecer a todos os usuários um kernel de referência comum para usar. Você não precisa construir seu próprio kernel para instalar o Funtoo. (Esta é uma área comum em que as pessoas caem em uma armadilha e normalmente ficam presas. Um kernel pré-construído ajuda muito na solução de problemas.)
Desktops prontos para uso
Construímos pacotes de estágio 3 que incluem ambientes de desktop como GNOME, Cinnamon e outros. Eles possuem perfis de configurações "'oficiais'" que queremos que você use e nos ajude a melhorar. Nós encorajamos você a usar nossas listas de perguntas e respostas em official profile settings feitas para seu ambiente de área de trabalho específico, para que possamos todos trabalhar juntos para fazer uma configuração de área de trabalho específica funcionar realmente muito bem e nos beneficiarmos das melhorias e correções de erros de cada um.
Não há necessidade de editar /etc/make.conf
Não apenas para desktops, mas para todos os sistemas Funtoo, recomendamos fortemente que os usuários tenham um arquivo vazio em /etc/make.conf. Você usará o ego profile para definir sua subarquitetura, configurações de otimização e valores para a variável USE. Se você encontrar um problema com nossas configurações oficiais e tiver a necessidade de adicionar coisas em /etc/portage/package.use, quando estiver apenas instalando um pacote qualquer de modo normal, para nós isso é considerado um defeito, então registre um relatório de erro. (Por quê? Você ainda tem liberdade para ajustar as coisas, mas devemos ter alguns padrões fáceis de usar que funcionam 99,999% do tempo para criar caminhos bem mantidos para o nosso pacote. Se você corrigir algum problema chato com a variável USE que você teve dificuldade usando nossas configurações de perfil oficiais, e isso foi corrigido, então ajude e compartilhe sua solução. Essas coisas são irritantes não apenas para você, mas para todos.)
Escopo
Funtoo tem algumas coisas que são oficialmente suportadas e outras que NÃO são! Principalmente quando comparado ao Gentoo! Somos um projeto menor. Conforme a comunidade cresce, você pode nos ajudar a suportar mais coisas. (Não mordemos mais do que podemos mastigar.)
Automação
Temos uma tecnologia especial chamada metatools que usamos para automatizar a criação de ebuilds e mantê-los atualizados. (Por quê? Não é apenas legal, mas nos ajuda a liberar tempo para trabalhar em coisas mais úteis, como novas tecnologias.)

Uma vez que você entende a filosofia da Matilha de Lobos, a justificativa para as decisões técnicas ficam claras, porque a direção técnica flui dos pilares da filosofia. Se você internalizar essa filosofia, começará a se alinhar com nossa direção técnica e poderá se juntar a nós em nossa jornada.

   Você percebeu?
Se você leu até aqui, observe que a ilustração do lobo tem cinco pernas. Veja, o poderoso lobo de cinco patas!