Pacote:Xfce4-meta

From Funtoo
Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Package:Xfce4-meta and the translation is 100% complete.

Xfce4-meta/pt-br

   Tip

We welcome improvements to this page. To edit this page, Create a Funtoo account. Then log in and then click here to edit this page. See our editing guidelines to becoming a wiki-editing pro.

Other languages:
English • ‎português do Brasil

Sobre o Xfce

Xfce é um ambiente de desktop leve para sistemas operacionais UNIX-like. Seu objetivo é ser rápido e consumir poucos recursos do sistema, enquanto ainda é visualmente atraente e amigável.

O Xfce incorpora a filosofia tradicional do UNIX de modularidade e reutilização. Ele consiste de vários componentes que fornecem a funcionalidade completa que se pode esperar de um ambiente de desktop moderno. Eles são empacotados separadamente e você pode escolher entre os pacotes disponíveis para criar o melhor ambiente de trabalho pessoal.

Outra prioridade do Xfce é a aderência à padrões, especialmente aqueles definidos em freedesktop.org. [About XFCE]

Instalação

Antes de fazer um emerge do Xfce você precisa:

Cheque que você tem habilitado as USE flags necessárias para o ambiente de desktop Xfce. Configure seu perfil para "xfce" via mix-ins, como se segue:

root # epro mix-ins +xfce

Então verifique que você tem o X.Org Server configurado apropriadamente. Se o X.Org está instalado em seu sistema, agora você está pronto para instalar o Xfce. Instale o meta pacote, que reúne todos os componentes necessários para uma instalação mínima do Xfce:

root # emerge -auDN @world
root # emerge xfce4-meta

Executando o Xfce

Existem várias formas diferentes de iniciar o Xfce:

  • Editando o arquivo .xinitrc no diretório home do seu usuário e usando startx a partir do console.
  • Usando um gerenciador gráfico de login (isto é, SLiM, GDM e KDM).
  • Configurando seu perfil (shell profile) para iniciar automaticamente o Xfce em um login bem sucedido.

.xinitrc

A forma mais comum para iniciar o ambiente é configurar o ~/.xinitrc para lançar uma sessão Xfce. A maneira apropriada para lança o Xfce a partir de um terminal é usar o comando startxfce4 combinado com o comando ck-launch-session.

user $ echo "exec startxfce4 --with-ck-launch" > ~/.xinitrc

Note que --with-ck-launch (a partir do ConsoleKit) é requerido pelo Xfce para tarefas importantes tais como desligamento, suspensão, e montagem automática de mídia de armazenamento removível. Algumas aplicações não irão funcionar apropriadamente sem ele. Além disso, a configuração do tema GTK + e outras formas de temas por meio do Xfce4-settings geralmente não funcionam sem a opção de linha de comando --with-ck-launch. Como estamos lançando o XFCE com uma opção de linha de comando do consolekit, precisamos adicionar o ConsoleKit ao nível de execução (runlevel) default, executando o seguinte comando como root:

root # rc-update add consolekit default
root # rc

Finalmente, para iniciar o ambiente gráfico, execute startx em um shell de login:

user $ startx

Depois de executar este comando, você será recebido por sua nova e brilhante área de trabalho do XFCE. Para obter mais informações sobre como configurar o XFCE e alguns dos aplicativos padrão que o acompanham, considere examinar XFCE configuration and XFCE applications.

Gerenciador de exibição (login)

Um gerenciador de exibição, ou gerenciador de login, é um programa que administra sessões e age como uma tela de login. Aqui está uma lista curta de alguns dos gerenciadores de exibição disponíveis nos repositórios do Funtoo:

  • XDM (x11-apps/xdm): Gerenciador de exibição padrão do X.Org.
  • LightDM (x11-misc/lightdm): Um gerenciador de exibição leve, mas altamente configurável.
  • SLiM (x11-misc/slim): Simple Login Manager -- um gerenciador de exibição leve. Mas não muito configurável.


Qualquer um desses seria uma ótima escolha. Depois de escolher qual gerenciador de exibição usar, instale-o:

root # emerge <gerenciador de exibição de escolha>

Tudo o que resta a fazer agora é adicionar o nome do gerenciador de exibição em /etc/conf.d/xdm, adicionar os serviços xdm e dbus ao nível de execução (runlevel) default e iniciar os serviços:

   /etc/conf.d/xdm
DISPLAYMANAGER="<nome do gerenciador de exibição>"
root # rc-update add xdm default
root # rc-update add dbus default
root # rc

Power Group

Se você quer ser capaz de desligar/reiniciar/suspender/hibernar usando o xfce4-logout-session então você precisará adicionar você mesmo ou o usuário ao grupo power:

root # gpasswd -a <nome do usuário> power

Se o grupo não existe então execute o seguinte e tente novamente:

root # groupadd power

Configurações e aplicações do XFCE

Para mais informações sobre configurar XFCE e as aplicações padrão fornecidas pelo XFCE, tais como xfce4-terminal, considere seguir alguns dos links listados abaixo: