Install/Network/pt-br

From Funtoo
Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Install/Network and the translation is 100% complete.

Other languages:
English • ‎español • ‎português do Brasil • ‎русский

Guia de Instalação: Rede

Install Guide, Chapter 15 < Prev Next >

É importante garantir que você será capaz de se conectar à sua rede local depois de reinicializar o Funtoo Linux. Existem três abordagens que você pode usar para configurar sua rede: NetworkManager, dhcpcd e os scripts de rede Funtoo Linux Networking. Veja como escolher qual deles usar com base no tipo de rede que você deseja configurar.

Wi-Fi

   Note
Se estiver usando a imagem de instalação  gnome , o  pacote  linux-firmware e o NetworkManager já estão instalados e disponíveis. Você pode usar o aplicativo nmtui para ativar o Wi-Fi se precisar de conectividade de rede antes de colocar o X e o GNOME em pleno funcionamento. Além disso, as pesquisas de DNS multicast ZeroConf / Bonjour são ativadas por padrão. Ambas NÃO serão configuradas se você estiver usando a imagem stage3.

Para sistemas portáteis e móveis, onde você usará Wi-Fi em "roaming" e fará conexões a diferentes redes, o pacote NetworkManager é altamente recomendado. Uma vez que, quase todos os cartões Wi-Fi exigem um firmware para operar, é recomendável que você também instale o pacote 'linux-firmware, se ainda não fez.

chroot # emerge linux-firmware networkmanager
chroot # rc-update add NetworkManager default

O comando acima garantirá que o NetworkManager seja iniciado após a inicialização do Funtoo Linux. Depois de concluir essas etapas de instalação e inicializar no Funtoo Linux, você pode usar o comando nmtui (que possui uma interface baseada em console fácil de usar) para configurar o NetworkManager para que ele se conecte (e reconecte-se automaticamente, após a reinicialização) a um ponto de acesso Wi-Fi:

chroot # nmtui

Para mais informações sobre NetworkManager, veja a página NetworkManager package.

Desktop (Conexão cabeada com DHCP)

Para uma estação de trabalho ou um PC doméstico com Ethernet com fio, e que usará o protocolo DHCP para obter um IP, a opção mais fácil e eficaz para habilitar a conectividade de rede é simplesmente adicionar o serviço dhcpcd ao nível de execução padrão:

chroot # rc-update add dhcpcd default

Quando você reiniciar, o dhcpcd será executado em segundo plano e gerenciará todas as interfaces de rede e usará o DHCP para adquirir endereços de rede fornecidos por um servidor DHCP existente em sua rede.

Se o seu servidor DHCP utiliza o encaminhador do Sistema de Nomes de Domínio (dnsmasq), ele poderá ser configurado para atribuir endereços IP através do endereço MAC para tornar o uso dos servidores no DHCP viável.

Servidor (IP Estático)

Para servidores, os scripts Funtoo Linux Networking são a opção suportada para configuração de rede e eles possuem sua própria documentação. Eles são otimizados para configurações estáticas e coisas como ponte Ethernet virtual para configurações de virtualização. Consulte Funtoo Linux Networking para obter informações sobre como usar o sistema de configuração de rede baseado em modelo do Funtoo Linux.

Nome de Host

Por padrão, Funtoo usa "localhost" como um nome do host. Embora o sistema funcione perfeitamente usando esse nome, alguns ebuilds se recusam a instalar ao detectar localhost como nome do host. Esse nome padrão também pode criar confusão se vários sistemas usarem o mesmo nome de host. Portanto, é aconselhável alterá-lo para um nome mais significativo. O nome do host em si é arbitrário, o que significa que você pode escolher praticamente qualquer combinação de caracteres, desde que faça sentido para o administrador do sistema. Para alterar o nome do host, edite

chroot # nano /etc/conf.d/hostname

Procure a linha que começa com o nome do host (hostname) e altere a entrada entre as aspas. Salve o arquivo, na próxima reinicialização Funtoo utilizará o novo hostname.

   Warning

Não use caracteres especiais no nome do host, pois o Shell pode interpretá-los, levando a resultados imprevisíveis. Use caracteres do alfabeto Latino: [a-z], [A-Z], [0-9]

Install Guide, Chapter 15 < Prev Next >