Install/Setting the Date/pt-br

From Funtoo
Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Install/Setting the Date and the translation is 83% complete.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
English • ‎español • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский

Guia de Instalação: Ajustando a Data/Hora

Install Guide, Chapter 7 < Prev Next >
   Important

Se a data e a hora do seu sistema estiverem muito distantes (meses ou anos), isso poderá impedir que o Portage faça o download adequado de tarballs com o código-fonte. Isso ocorre porque alguns dos pacotes-fonte são baixados via HTTPS; e eles usam certificados SSL que são marcados com uma data de ativação e expiração. No entanto, se a hora do seu sistema estiver relativamente próxima da correta, provavelmente você poderá pular esta etapa por enquanto.

Agora é um bom momento para verificar se a data e a hora estão definidas corretamente de acordo com a hora UTC. Use o comando date para verificar a data e a hora:

root # date
Fri Jul 15 19:47:18 UTC 2011

Se a data e/ou a hora precisarem ser corrigidas, faça-o usando date MMDDhhmmYYYY, tendo em mente que hhmm estão no formato de 24 horas. O exemplo abaixo altera a data e a hora para "16 de julho de 2011 às 20:00" UTC:

root # date 071620002011
Fri Jul 16 20:00:00 UTC 2011

Depois de definir o relógio de software do sistema, é uma boa ideia copiar o tempo também para o relógio do hardware. Deste modo, a data/hora corretas irão persistir entre as reinicializações:

root # hwclock --systohc
Install Guide, Chapter 7 < Prev Next >