Install/Network/pt-br

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
This page is a translated version of the page Install/Network and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎español • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎

Guia de Instalação: Rede

Install Guide, Chapter 15 < Prev Next >

É importante garantir que você será capaz de se conectar à sua rede local depois de reinicializar o Funtoo Linux. Existem três abordagens que você pode usar para configurar sua rede: NetworkManager, dhcpcd e os scripts de rede Funtoo Linux Networking. Veja como escolher qual deles usar com base no tipo de rede que você deseja configurar.

Wi-Fi

   Note

Se estiver usando o gnome ou outra imagem de instalação da área de trabalho, o linux-firmware e o NetworkManager já estão instalados e disponíveis. Você pode usar nmtui para ativar o Wi-Fi se precisar de conectividade de rede antes de colocar o X e o GNOME totalmente em funcionamento. Além disso, os estágios 3 de desktop têm pesquisas de DNS multicast ZeroConf/Bonjour habilitadas por padrão. Ambas as coisas não serão configuradas ainda se você estiver usando a imagem básica stage3.

Para sistemas portáteis e móveis, onde você usará Wi-Fi em "roaming" e fará conexões a diferentes redes, o pacote NetworkManager é altamente recomendado. Uma vez que, quase todos os cartões Wi-Fi exigem um firmware para operar, é recomendável que você também instale o pacote 'linux-firmware, se ainda não fez.

chroot # emerge linux-firmware networkmanager
chroot # rc-update add NetworkManager default

O comando acima garantirá que o NetworkManager seja iniciado após a inicialização do Funtoo Linux. Depois de concluir essas etapas de instalação e inicializar no Funtoo Linux, você pode usar o comando nmtui (que possui uma interface baseada em console fácil de usar) para configurar o NetworkManager para que ele se conecte (e reconecte-se automaticamente, após a reinicialização) a um ponto de acesso Wi-Fi:

chroot # nmtui

Para mais informações sobre NetworkManager, veja a página NetworkManager package.

Desktop (Conexão cabeada com DHCP)

Para uma estação de trabalho ou um PC doméstico com Ethernet com fio, e que usará o protocolo DHCP para obter um IP, a opção mais fácil e eficaz para habilitar a conectividade de rede é simplesmente adicionar o serviço dhcpcd ao nível de execução padrão:

chroot # rc-update add dhcpcd default

Quando você reiniciar, o dhcpcd será executado em segundo plano e gerenciará todas as interfaces de rede e usará o DHCP para adquirir endereços de rede fornecidos por um servidor DHCP existente em sua rede.

Se o seu servidor DHCP utiliza o encaminhador do Sistema de Nomes de Domínio (dnsmasq), ele poderá ser configurado para atribuir endereços IP através do endereço MAC para tornar o uso dos servidores no DHCP viável.

Servidor (IP Estático)

Para servidores, os scripts Funtoo Linux Networking são a opção suportada para configuração de rede e eles possuem sua própria documentação. Eles são otimizados para configurações estáticas e coisas como ponte Ethernet virtual para configurações de virtualização. Consulte Funtoo Linux Networking para obter informações sobre como usar o sistema de configuração de rede baseado em modelo do Funtoo Linux.

Nome de Host

Por padrão, Funtoo usa "localhost" como um nome do host. Embora o sistema funcione perfeitamente usando esse nome, alguns ebuilds se recusam a instalar ao detectar localhost como nome do host. Esse nome padrão também pode criar confusão se vários sistemas usarem o mesmo nome de host. Portanto, é aconselhável alterá-lo para um nome mais significativo. O nome do host em si é arbitrário, o que significa que você pode escolher praticamente qualquer combinação de caracteres, desde que faça sentido para o administrador do sistema. Para alterar o nome do host, edite

chroot # nano /etc/conf.d/hostname

Procure a linha que começa com o nome do host (hostname) e altere a entrada entre as aspas. Salve o arquivo, na próxima reinicialização Funtoo utilizará o novo hostname.

   Warning
Nomes de hosts podem ter mais de 63 caracteres. Não use caracteres especiais no nome do host, pois o Shell pode interpretá-los, levando a resultados imprevisíveis. Use caracteres do alfabeto Latino: [a-z], [A-Z], [0-9] e hífens (-), entretanto um hífen não pode ser o primeiro e nem o último caractere de um nome de host.
Install Guide, Chapter 15 < Prev Next >