Install/Prepare Disk/pt-br

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Install/Prepare Disk and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎español • ‎français • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎

Guia de Instalação: Preparando seu Disco Rígido

Install Guide, Chapter 2 < Prev Next >

Nesta seção, você precisará escolher um formato de particionamento de disco a ser usado para inicializar e definir o particionamento - escolha entre BIOS Legada / MBR ou BIOS UEFI / GPT. Se você não estiver familiarizado com as diferenças entre essas opções, consulte nossa página (em inglês) Formatos de Discos para obter uma visão geral de cada opção, suas vantagens e desvantagens. Geralmente, é usual escolher o método MBR para computadores antigos já que essa é a única opção.

Computadores mais atuais (posteriores a 2014) suportam o método BIOS Legada / MBR e também a inicialização pelo método BIOS UEFI / GPT. Se seu disco de sistema possui 2 TB ou mais, a única opção é utilizar BIOS UEFI / GPT. Sistemas legados não podem arrancar com discos de 2 TB ou mais. Esses formatos (BIOS Legada ou UEFI) são escolhidos acessando a BIOS do computador durante o processo de boot.

Mas, Primeiro...

Antes de fazer qualquer coisa em seus discos, verifique se está particionando o disco certo. Use o comando lsblk para visualizar uma lista de todos os dispositivos de bloco em seu sistema, bem como partições nesses dispositivos de bloco:

root # lsblk
NAME          MAJ:MIN RM  SIZE RO TYPE MOUNTPOINT
sda             8:0    0  1.8T  0 disk 
├─sda1          8:1    0  512M  0 part 
├─sda2          8:2    0    8G  0 part [SWAP]
└─sda3          8:3    0  1.8T  0 part 
  ├─main-root 254:0    0  500G  0 lvm  /
  └─main-data 254:1    0  1.3T  0 lvm  /home
   Note

Se você não tiver certeza de quais discos são, você pode usar o lsblk -o MODEL, NAME, SIZE para exibir os modelos de dispositivo que correspondem ao /dev/sd? nomes.

Certifique-se de não sobrescrever nenhum dado importante e de ter escolhido o dispositivo /dev/sd? correto. Acima, você pode ver que o disco SATA sda contém três partições, sda1, sda2 e sda3, e que sda3 possui volumes LVM. Se você estiver usando um disco NVME, então você pode ver nvme0n1 como seu disco, e suas partições (se houver alguma) serão nomeadas como nvme0n1p1, nvme0n1p2 , etc. Se você estiver instalando em um cartão microSD para Raspberry Pi, seu disco provavelmente será mmcblk0 e as partições terão sufixos p1, p2, etc.

Depois de uma dupla verificação se seu dispositivo de bloco é realmente seu destino e garantir que você está particionando o disco rígido desejado e correto, vá para a próxima etapa. Caso possua somente um único disco rígido essas preocupações não existem.

Install Guide, Chapter 2 < Prev Next >