Support Matrix/pt-br

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Support Matrix and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎español • ‎português do Brasil • ‎русский

Esta página documenta as várias tecnologias que são e não são suportadas no Funtoo Linux.

Cada tecnologia recebe um nível de classificação - A, B ou C - ou é marcada como oficialmente não suportada. Levamos esses níveis de classificação a sério, e uma nota "A" indica uma tecnologia em Funtoo que recebe ótimo cuidado para garantir funcionalidade contínua e previsível e uma experiência consistente para nossos usuários.

Somos Todos Usuários

Quem toma essas decisões? Geralmente, o BDFL seleciona os objetivos gerais do projeto e também decide o que podemos dizer que apoiamos oficialmente com base no teste da comunidade e no uso que cada parte recebe. Mas nossos usuários são a comunidade central do Funtoo, e não temos um conjunto separado de desenvolvedores. Somos todos usuários, e até mesmo o BDFL se considera um usuário do Funtoo, antes de mais nada. E se você faz parte da nossa comunidade de usuários, tem a capacidade de contribuir ou 'colocar seu chapéu de desenvolvedor'.

Portanto, entenda que não há uma equipe de desenvolvimento separada criando o Funtoo para você com base em um roteiro. Nós, os usuários - aqueles que optam por fazer parte do 'pacote' - somos a equipe. Você está incluído neste processo se desejar, simplesmente pelo fato de usar o Funtoo. Isso significa que há uma oportunidade para você ter uma voz, mas você deve optar por se envolver. Você é encorajado a 'uivar' no rastreador de erros (bug tracker) para expressar suas necessidades e desejos em relação ao Funtoo. Você terá a oportunidade de aumentar seus conhecimentos e contribuir com o projeto. Veja Filosofia da Matilha de Lobos para mais informações sobre como nossa comunidade funciona. Você também notará alguns bugs do Funtoo mencionados abaixo, que podem ser usados como pontos de partida para se envolver e ajudar a melhorar certas áreas do Funtoo.

Versões

O Funtoo Linux tem o conceito de lançamentos, e nosso lançamento oficial atualmente é o 1.4-release. Nossos documentos de instalação presumem que você está instalando esta versão, e todos os nossos estágios são construídos usando esta versão. Tentamos (o máximo que podemos) não quebrar nada no 1.4-release e manter esta versão adequada para sistemas de produção, tanto para desktops estáveis quanto para implantações de servidores.

Também temos outro lançamento do Funtoo, chamado next. Esta versão é mais experimental, não é oficialmente suportada para produção e se destina ao desenvolvimento ativo e suporte de novas arquiteturas. Podemos introduzir alterações disruptivas em next a qualquer momento, e se você usar next, você está se inscrevendo e aceitando que pode ter essas alterações impactando negativamente seu sistema.

   1.4-release - Grade 'A'
Este é o nosso lançamento oficial do Funtoo Linux e é adequado para sistemas de produção.
   next - Grade 'C'
next é experimental e não é garantido que permaneça estável.

Arquiteturas

x86-64bit é usado pela maioria dos usuários do Funtoo Linux, e a maioria das imagens em estágio 3 são para esta arquitetura. Portanto, essa é a arquitetura com melhor suporte. Nossas compilações x86-64bit são puramente de 64 bits e não incluem suporte para aplicações de 32 bits (multilib). Incluímos kernels debian-sources pré-construídos em nosso estágio 3 para esta arquitetura. Isso visa melhorar a facilidade de instalação e maximizar a compatibilidade de hardware.

Também temos compilações oficiais para arm-32bit, arm-64bit e em breve riscv-64bit. Essas arquiteturas estão funcionando, mas são mais desafiadoras de instalar, pois não incluem nosso kernel pré-compilado oficial e podem exigir configuração específica da placa. Em geral, as etapas documentadas no Guia de Instalação se aplicam, exceto a parte do carregador de inicialização (bootloader), da configurando GRUB, e algumas outras poucas.

   x86-64bit - Grade 'A'
Estágios totalmente otimizados, ambos padrão e com ambientes de desktop, estão disponíveis para uma variedade de subarquiteturas x86-64bit e incluem kernels pré-construídos. Mais de 90% dos usuários estão usando essa arquitetura.
   x86-32bit - Grade 'B'
Embora x86-32bit ainda seja suportado e alguns estágios construídos, apenas os estágios básicos são fornecidos. Esses estágios são testados com menos frequência e usados com moderação por nossa comunidade.
   arm-32bit - Grade 'B'
arm-32bit é totalmente compatível com Funtoo Linux, mas requer alguma configuração específica da placa.
   arm-64bit - Grade 'B'
arm-64bit é totalmente compatível com Funtoo Linux, mas requer alguma configuração específica da placa.
   riscv-64bit - Grade 'B'
suporte riscv-64bit é bastante maduro no Funtoo Linux. Atualmente, pacotes relacionados a ambientes de desktop estão sendo trabalhados. O sistema central deve ser sólido.

Sistema de Inicialização

OpenRC é o sistema init oficial do Funtoo Linux, e explicitamente não oferecemos suporte ao systemd. Porque? Por muitas razões. Nós acreditamos que o sistema init de um sistema operacional é uma de suas características distintivas e é algo com que nos preocupamos. O Gentoo costumava ser um líder nesta área, com o primeiro sistema init baseado em dependências sendo criado no início dos anos 2000. Mais tarde, este sistema init foi portado para C e se tornou o que agora é conhecido como OpenRC. Preferimos apoiar o OpenRC daqui para frente e olhar em outras possibilidades interessantes do que mover-se em sincronia com o systemd. Acreditamos que o processo de inicialização inicial é uma área em que a inovação e a independência são importantes.

O systemd tem sido um tópico controverso na comunidade de código aberto e os problemas com o systemd não são puramente técnicos. Elas também estão relacionados à promoção muito agressiva e coercitiva do systemd como sendo o único sistema init para todos as distribuições Linux. À medida que o systemd absorve mais e mais funcionalidades, como gerenciamento de dispositivos, gerenciamento de energia, controle da luz de fundo do laptop e outras funções de baixo nível, torna-se cada vez mais embutido na base do espaço de usuário do Linux. As distribuições tornam-se mais dependentes das alterações do systemd upstream e futuras 'aquisições' de funcionalidade. Isso corrói a capacidade das distribuições Linux - e, portanto, dos usuários do Linux - de estar no controle das tecnologias de baixo nível usadas para vários aspectos do Linux. Acreditamos que é do interesse da comunidade Linux encorajar a diversidade e a inovação neste espaço. Queremos que o ecossistema Gentoo maior - assim como o Funtoo - apoie a inovação, não a uniformidade.

   OpenRC - Grade 'A'
OpenRC é o sistema init oficial do Funtoo Linux e é totalmente compatível com todas as compilações.
   systemd -- Not Supported

Systemd não é compatível com Funtoo Linux. Esta é uma decisão técnica e não iremos adicionar suporte systemd ao Funtoo.

Kernels

No Funtoo Linux x86-64bit, debian-sources é nosso kernel oficial, com debian-sources-lts também totalmente suportado. Qual a razão para usar Debian?

Um dos objetivos do Funtoo Linux é fornecer um sistema que está pronto para uso em um ambiente de servidor de produção. Debian-sources é usado por muitas pessoas e, portanto, recebe atualizações relacionadas à estabilidade do sistema que outros kernels nem sempre recebem. debian-sources-lts é semelhante ao uso de um kernel RHEL (Red Hat Enterprise Linux), mas é sempre mais atual. Também nos permite usar as configurações do kernel do Debian, que são mantidas para nós pelo projeto Debian, e habilitar todo o hardware como módulos do kernel. Isso nos permite pré-construir um kernel que funciona para todos, o que reduz bastante a complexidade de uma instalação do Funtoo, sem ter que realizar a enorme quantidade de trabalho de manter nosso próprio kernel. Para kernels, há força no número de usúarios. Quanto mais pessoas estiverem usando o kernel, mais problemas serão encontrados e mais problemas serão corrigidos. No passado, a Funtoo ofereceu até mesmo os kernels do Red Hat Enterprise Linux, embora isso fosse principalmente feito porque estávamos usando contêineres OpenVZ na produção e este era o único kernel com suporte para OpenVZ.

Pode haver um kernel que você pessoalmente prefere ao kernel do Debian, e em um mundo ideal nós manteríamos nosso próprio kernel Funtoo e configuração de kernel para você. Mas neste momento, debian-sources passa a ser um excelente kernel de propósito geral para quase todos os usuários, desktop e servidor, e os usuários mais avançados são livres para usar o kernel de sua preferência, mas então assumem a responsabilidade por lidar com quaisquer problemas relacionados com essa escolha.

   debian-sources - Grade 'A'
debian-sources é o kernel oficial no Funtoo Linux e está incluído no estágio 3 para arquiteturas x86-32bit e x86-64bit.
   debian-sources-lts - Grade 'A'
debian-sources-lts é um kernel alternativo totalmente compatível e frequentemente usado em ambientes de servidor de produção.
   gentoo-sources -- Not Supported

gentoo-sources não é oficialmente suportado no Funtoo Linux, mas pode ser usado por usuários avançados. Se você estiver enfrentando possíveis problemas no kernel, pediremos que você mude para debian-sources para fins de solução de problemas, já que isso elimina a variação do kernel como uma fonte de problemas em potencial.

Ambientes de Área de Trabalho

Vários ambientes de desktop são suportados no Funtoo Linux, com o mais bem suportado deles sendo o GNOME. Isto ocorre principalmente devido ao fato de Daniel Robbins usar o GNOME como seu ambiente de área de trabalho principal, por isso é sempre testado continuamente, e ele também tem sua própria versão oficial do estágio 3. Se você está começando com o Funtoo, um ambiente de área de trabalho GNOME pré-construído, instalado através de um GNOME estágio 3 pré-compilado é altamente recomendado como ponto de partida, mesmo que possa não ser o seu favorito no momento.

Outros ambientes, como Cinnamon e MATE, também são suportados, mas passam por menos testes, embora todos sejam construídos regularmente. Esses ambientes contam com testes da comunidade e relatórios de erros (bugs) da comunidade.

O KDE historicamente não tem recebido tanta atenção, embora isso esteja mudando, e é provável que iremos oferecer em breve uma versão oficial do Funtoo para o KDE. Nesse ponto, ele provavelmente passará rapidamente para um nível de suporte de 'grau A'.

   GNOME - Grade 'A'
GNOME é suportado no Funtoo Linux ao usar nosso mix-in oficial do gnome ou usar nossas compilações oficiais do estágio 3.
   Cinnamon - Grade 'B'
Cinnamon é compatível com Funtoo Linux ao usar nosso mix-in oficial cinnamon em combinação com o tipo de perfil desktop, ou usando nossas compilações oficiais do estágio 3.
   MATE - Grade 'B'
MATE é compatível com Funtoo Linux ao usar nosso mix-in oficial mate em combinação com o tipo de perfil desktop, ou usando nossas compilações oficiais do estágio 3.
   LXQt - Grade 'B'
LXQt é suportado no Funtoo Linux ao usar nosso mix-in oficial lxqt em combinação com o tipo de perfil desktop. Não temos um estágio 3 oficial para isso.
   XFCE - Grade 'B'
O XFCE é suportado no Funtoo Linux ao usar nosso mix-in oficial xfce em combinação com o tipo de perfil desktop. Não temos um estágio 3 oficial para isso.
   Enlightenment - Grade 'B'
Enlightenment é compatível com Funtoo Linux ao usar nosso perfil de desktop. Não temos um estágio 3 oficial para isso.
   KDE - Grade 'C'
KDE pode ser utilizado no Funtoo Linux quando utilizando o kde mix-in. O suporte está 'em andamento', pois atualmente wayland ainda não é compatível ou maduro o suficiente. Não temos um estágio 3 para KDE e não são realizados testes regulares de desempenho com essa configuração. Acompanhe o relatório FL-8510 para mais informações sobre esse processo.

Tecnologias de Exibição

Xorg é nossa tecnologia de exibição oficial para ambientes de desktop. Existe alguma possibilidade de adicionar suporte Wayland no futuro próximo se houver suporte da comunidade suficiente para manutenção e testes.

   X11 - Grade 'A'
X11 (também conhecido como Xorg) é a tecnologia de exibição oficialmente suportada no Funtoo Linux.
   Wayland -- Not Supported

Wayland não é oficialmente suportado no Funtoo Linux. Isso pode mudar em algum ponto, pois mais usuários estão disponíveis para testá-lo e mantê-lo. A discussão relacionada a isso pode acontecer em FL-9073.