Install/Introduction/pt-br

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Install/Introduction and the translation is 100% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Türkçe • ‎español • ‎français • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎ • ‎한국어

Guia de Instalação: Introdução

root # Bem-vindos ao Funtoo Linux!

Bem-vindo ao Funtoo Linux! Esse documento foi escrito para ajudá-lo a instalar o Funtoo Linux em sistemas compatíveis com PC, mantendo ao mínimo as opções de distração relacionadas à configuração do sistema.

Se você é novo na instalação de um Linux baseado no Gentoo, ou totalmente novo no Linux - Bem-vindo! Tentamos tornar essas instruções de instalação compreensíveis para novos usuários também. Encorajamos os novos usuários a ler a Filosofia da Matilha de Lobos para entender alguns dos diferenciais da comunidade Funtoo.

Antes de começarmos, revise as seguintes informações importantes:

Our desktop environment stages (GNOME, Cinnamon, etc.) now support seamless installation on VMware Workstation Pro virtual machines. We highly recommend you enable 3D Accelerated Video for your VM, which is not enabled by default. Click here for more info.
Versão Corrente
A versão atual do Funtoo Linux é next, às vezes referida como next-release. Esta é na realidade uma versão (sobretudo) rolling release com ênfase na estabilidade a longo prazo. No entanto, recomendamos que todos os usuários usem next se possível e considerem 1.4-release como uma versão legada, a menos que você tenha necessidades muito específicas para algo em 1.4-release.
Modelo de Desenvolvimento
O Funtoo Linux é uma meta-distribuição Linux desenvolvida pela comunidade. Se você usa o Funtoo Linux, pode contribuir para o seu desenvolvimento via code.funtoo.org sem passar por nenhum procedimento especial ou processo de aprovação complicado. Consulte Development Guide para mais informações sobre como contribuir para o Funtoo Linux (em inglês). Também temos tutoriais em vídeo no YouTube que podem ajudá-lo a comecar a conhecer o Funtoo Linux.
Matriz de Suporte
Por favor, utilize nossa Matriz de Suporte para se familiarizar com as tecnologias que oferecemos e não oferecemos.
Estilos de Documentação
Agora oferecemos o recurso para ler e navegar no Guia de Instalação seção por seção. Os usuários online podem achar isso mais conveniente e você poderá ler esse manual em seções em português do Brasil.
Executando o Steam
Recentemente lançamos imagens oficiais do Steam Docker, bem como suporte para o Steam no Flatpak - essa é a forma oficialmente suportada de executar o Steam no Funtoo. Veja Steam para mais informações.
Contêineres
O gerenciamento de contêineres LXD bem como o Docker são oficialmente suportados. Por favor, veja Chroot and Containers para consultar uma lista incompleta, porém crescente, de tecnologias de contêineres disponíveis, juntamente com links para documentação adicional.
Nova ferramenta Fchroot
A Nova ferramenta Fchroot agora está disponível para permitir a execução de ambientes ARM e RISCV em hardware compatível com PC. Essa é uma ferramenta muito eficaz para acelerar a criação de grandes partes de software em sistemas ARM com recursos limitados. Consulte as páginas code.funtoo.org , Frankenchroot e Frankenchroot/Live_NFS_Frankenchroot para obter informações sobre essa configuração.

Agora que cobrimos todas essas informações importantes, é hora de começar a instalar o Funtoo Linux!

Visão Geral da Instalação

Esta é uma visão geral básica do processo de instalação do Funtoo:

  1. Familiarize-se com a cultura e a matriz de suporte do Funtoo Linux.
  2. Descarregue e inicialize o Funtoo LiveCD/LiveUSB.
  3. Prepare seu disco.
  4. Particionamento MBR.
  5. Particionamento GPT.
  6. Crie e monte sistemas de arquivos
  7. Definindo a data e a hora.
  8. Instale o Funtoo com o tarball de sua preferência
  9. Faça chroot no seu novo sistema.
  10. Faça o download da árvore do Portage.
  11. Configure seu sistema.
  12. Introdução ao Portage.
  13. Instale um kernel.
  14. Instale um carregador de inicialização.
  15. Configure a rede.
  16. Conclua as etapas finais.
  17. Configuração do perfil da máquina.
  18. Tudo Pronto! Aprecie sem moderação!
Install Guide, Chapter 0 Next >