Install/Configuration Files/pt-br

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Install/Configuration Files and the translation is 95% complete.
Outdated translations are marked like this.
Other languages:
English • ‎español • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎

Guia de Instalação: Arquivos de Configuração

Install Guide, Chapter 11 < Prev Next >

Como é esperado de uma distribuição Linux, o Funtoo Linux também possui sua cota de arquivos de configuração. O único arquivo que é absolutamente necessário editar para garantir que o Funtoo Linux inicialize com sucesso é /etc/fstab. Os outros são opcionais.

Utilizando Nano

O editor de textos padrão incluído no ambiente chroot é chamado de nano. Para editar um dos arquivos abaixo, execute o nano da seguinte maneira:

chroot # nano -w nome_do_arquivo

Quando estiver no editor nano, você pode usar as teclas das setas para mover o cursor e teclas como backspace e delete trabalharão como esperado. Para salvar um arquivo, pressione control-o, e responda S ou Y quando um prompt de confirmação for exibido. A modificações serão salvas. Para descartar as modificações responda N. Para maiores informações consulte a manpage do nano.

Arquivos de Configuração

Aqui está uma lista completa de arquivos que você pode querer editar, dependendo de suas necessidades:

Arquivo Preciso alterá-lo? Descrição
/ etc / fstab 'SIM - obrigatório' Pontos de montagem para todos os sistemas de arquivos a serem usados no momento da inicialização. Este arquivo deve refletir a configuração da partição do disco. Iremos orientá-lo na modificação deste arquivo abaixo.
/ etc / localtime Talvez - recomendado Seu fuso horário, que será padronizado como UTC se não for definido. Deve ser um link simbólico para algo localizado como /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo
/etc/make.conf NÃO - não obrigatório ou recomendado Ao contrário do Gentoo, é normal e correto que este arquivo esteja vazio no Funtoo Linux, já que as configurações foram migradas para nosso sistema de perfis aprimorado. Adicionar configurações a partir deste arquivo fará com que seu sistema seja considerado uma configuração fora do padrão e sem suporte oficial. Se você sentir que precisa adicionar algo a este arquivo, peça orientação no Discord, Telegram ou nos Fóruns. Provavelmente não.
/ etc / hosts Não Você não precisa mais definir manualmente o nome do host neste arquivo. Este arquivo é gerado automaticamente por /etc/init.d/hostname.
/etc/conf.d/hostname Talvez - recomendado Usado para definir o nome do host do sistema. Defina a variável hostname para o nome totalmente qualificado (com pontos, isto é, foo.funtoo.org) se você tiver um. Caso contrário, defina o nome de host do sistema local (sem pontos, ou seja, foo). O padrão é localhost se não for definido.
/etc/conf.d/keymaps Opcional Arquivo de configuração de mapeamento de teclado (para pseudoterminais de console). Defina se você tiver um teclado que não seja dos EUA. Consulte Localização do Funtoo Linux.
/etc/conf.d/hwclock Opcional O modo como a hora do relógio do hardware com bateria do sistema é interpretada (UTC ou hora local). O Linux usa o relógio de hardware com bateria para inicializar o relógio do sistema quando o sistema é inicializado.
/etc/conf.d/modules Opcional Módulos do kernel para carregar automaticamente na inicialização do sistema. Normalmente não é obrigatório. Veja (em inglês) Recursos Adicionais do Kernel para mais informações.
/etc/conf.d/consolefont Opcional Permite que você especifique a fonte padrão do console. Para aplicar esta fonte, ative o serviço consolefont executando rc-update add consolefont.
/etc/conf.d/swap Opcional Ao usar um 'arquivo de troca' que não está no sistema de arquivos raiz, o serviço localmount deve ser configurado para ser uma dependência do serviço de troca (swap).
perfis Opcional Algumas configurações úteis do Portage que podem ajudar a acelerar a configuração inicial.

Se você está instalando uma versão em inglês do Funtoo Linux, você está com sorte, já que a maioria dos arquivos de configuração pode ser usada como está. Se você está instalando para outra localidade, não se preocupe. Vamos orientá-lo nas etapas de configuração necessárias na página Funtoo Linux Localização e, se necessário, há sempre um suporte amigável e útil disponível. (Consulte Obter Ajuda)

Vamos em frente e ver o que temos que fazer. Use nano -w <nome_do_arquivo> para editar arquivos de configuração -- o argumento "-w" desativa o agrupamento de palavras. Isso é indispensável ao editar arquivos de configuração. Você pode copiar e colar a partir dos exemplos.

   Warning

É indispensável editar o arquivo /etc/fstab com os parâmetros corretos antes de reiniciar ! Os campos "fs" e "type" precisam combinar com suas partições em disco e com os tipos de sistemas de arquivos utilizados para formatá-los. O particionamento foi feito no início da instalação com gdisk or fdisk. Pular esse passo impede que o sistema funcione corretamente após o reinício.

/etc/fstab

O arquivo /etc/fstab é utilizado pelo comando mount, que é executado quando o sistema é inicializado. As linhas neste arquivo informam ao mount sobre quais sistemas de arquivos devem ser montados e como eles devem ser montados. Para que o sistema seja inicializado corretamente, você deve editar o /etc/fstab e garantir que ele reflita a configuração das partições definidas anteriormente no processo de instalação. Se você não consegue lembrar a configuração da partição que você usou anteriormente faça:

chroot # lsblk -f
chroot # nano -w /etc/fstab
   /etc/fstab - An example fstab file
/dev/sda1       /boot         vfat    noauto,noatime  1 2
/dev/sda2       none          swap    sw              0 0
/dev/sda3       /             ext4    noatime         0 1
   Note

Se você montar uma partição /var ou /home, adicione manualmente essa entrada em seu arquivo fstab, caso contrário seu sistema não inicializará de modo correto.

/etc/localtime

O arquivo /etc/localtime é usado para especificar o fuso horário (hora local) no qual sua máquina está. O padrão do relógio de hardware deve ser a hora UTC. Se você quiser que seu sistema Funtoo Linux use a hora local, você deve substituir o /etc/localtime por uma ligação simbólica para o fuso horário que você deseja usar.

chroot # rm -f /etc/localtime
chroot # ln -sf /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime

A configuração acima define o fuso horário para o horário brasileiro (BRT ou Hora de Brasília que corresponde a UTC-3:00h). Digite ls /usr/share/zoneinfo para listar outros fusos horários disponíveis. Também existem subdiretórios contendo fusos horários descritos por localização. Observe que atualmente (2022) o Brasil NÃO possui horário de verão (BRST).

/etc/conf.d/hwclock

Se estiver em dual boot como o sistema Microsoft Windows (tm), é preciso editar esse arquivo e alterar o padrão do relógio de UTC para local, pois o sistema Windows SEMPRE utiliza o relógio na hora local. Caso contrário, você normalmente não precisaria editar este arquivo.

chroot # nano -w /etc/conf.d/hwclock

Localização

Por padrão, Funtoo Linux é configurado com o padrão Unicode (UTF-8) e usa o código de localização do idioma inglês dos EUA (en_US.UTF-8). Para configurar seu sistema para outra localidade e o teclado para um padrão diferente de inglês dos EUA consulte Funtoo Linux Localização. Para configurar a Localização de seu sistema como "Português do Brasil". Utilize "pt_BR.UTF-8" como localização padrão e defina o teclado como "br-abnt2" que é atualmente o teclado brasileiro padrão.

Install Guide, Chapter 11 < Prev Next >