Difference between revisions of "Install/Download LiveCD/pt-br"

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
Line 60: Line 60:
Password: ##i##**********}}
Password: ##i##**********}}


{{Note|Se você gostaria de se conectar remotamente a partir de um sistema Microsoft Windows, você precisará instalar um cliente SSH para Windows, por exemplo  o [http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/ PuTTY] ou instalar o cliente SSH para Windows de acordo com as instruções em [https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/administration/openssh/openssh_install_firstuse OpenSSH].}}
{{Note|Se você gostaria de se conectar remotamente a partir de um sistema Microsoft Windows, você precisará instalar um cliente SSH para Windows como, por exemplo, o [http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/ PuTTY] ou opcionalmente instalar o cliente SSH para Windows de acordo com as instruções em [https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/administration/openssh/openssh_install_firstuse OpenSSH].}}


Depois de estar logado via SSH, agora você está conectado remotamente ao Live CD e poderá executar as etapas seguintes da instalação.
Depois de estar logado via SSH, agora você está conectado remotamente ao Live CD e poderá executar as etapas seguintes da instalação.
<noinclude>{{InstallNavigation|num=1|prev=Introduction|next=Prepare Disk|align=right}}</noinclude>
<noinclude>{{InstallNavigation|num=1|prev=Introduction|next=Prepare Disk|align=right}}</noinclude>

Revision as of 18:38, January 7, 2021

Other languages:
English • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎

Guia de Instalação: Descarregue um Live CD

Install Guide, Chapter 1 < Prev Next >

Para instalar o Funtoo Linux, você primeiro precisa inicializar seu computador usando um Live CD baseado em Linux. Atualmente, recomendamos o Gentoo Live CD de instalação, pois contém um kernel moderno e inicialização atualizada para sistemas UEFI, e é um download rápido. Ele pode ser gravado em CD / DVD ou instalado em um pendrive USB. Baixe aqui:

Para copiá-lo para um pendrive USB para inicialização, use o seguinte comando:

root # dd if=install-amd64-minimal-20210103T214503Z.iso of=/dev/sdx bs=4k status=progress

Obviamente, você precisará alterar /dev/sdx para apontar para o dispositivo de bloco correspondente ao pendrive no seu sistema.

Acesso à Rede

Para obter as etapas de configuração do acesso à rede a partir do LiveCD, consulte a página Gentoo Minimal Installation CD.

Instalação Remota

Alternativamente, você pode fazer login no ambiente do Live CD pela rede via SSH para executar a instalação a partir de outro computador, e esse pode ser o modo mais conveniente de instalar o Funtoo Linux.

Primeiro certifique-se de que o sshd esteja rodando. Para o CD de instalação mínima do Gentoo, você precisará iniciar sshd como segue:

root # /etc/init.d/sshd start

Se você deseja concluir a instalação remotamente, saiba como. Primeiro, você precisará garantir que ambiente do LiveCD tenha uma conexão de rede funcionando. Em seguida, você precisará definir uma senha para o administrador (root):

root # passwd
New password: ********
Retype new password: ********
passwd: password updated successfully


Depois de digitar uma senha, você precisará determinar o endereço IP do computador onde o Live CD está sendo executado e, em seguida, usar o cliente ssh para conectar-se a ele. Para determinar o endereço IP utilizado pelo computador executando o LiveCD, digite ifconfig:

root # ifconfig

Como alternativa, também é possível determinar um endereço IP com a ferramenta de iproute2 usando o comando ip:

root # ip addr show

Uma das interfaces de rede deve ter um endereço IP (listado como inet addr:) da sua rede local. Em seguida, você pode conectar-se remotamente, de outro sistema na sua rede local, ao Live CD e executar as etapas no conforto de um sistema operacional existente. No seu sistema remoto, digite o seguinte, substituindo os valores 1.2.3.4 pelo endereço IP do LiveCD. A conexão a partir de um sistema Linux ou MacOS existente seria mais ou menos assim:

remote system $ ssh root@1.2.3.4
Password: **********
   Note

Se você gostaria de se conectar remotamente a partir de um sistema Microsoft Windows, você precisará instalar um cliente SSH para Windows como, por exemplo, o PuTTY ou opcionalmente instalar o cliente SSH para Windows de acordo com as instruções em OpenSSH.

Depois de estar logado via SSH, agora você está conectado remotamente ao Live CD e poderá executar as etapas seguintes da instalação.

Install Guide, Chapter 1 < Prev Next >