Install/Download LiveCD/pt-br

From Funtoo
< Install
Revision as of 12:30, September 20, 2018 by Kyetoy (talk | contribs)
Jump to: navigation, search
Other languages:
English • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(台灣)‎

Guia de Instalação: Descarregue um Live CD

Install Guide, Chapter 1 < Prev Next >

Para instalar o Funtoo Linux, primeiro você precisa inicializar seu computador usando um Live CD ou pendrive baseado em Linux. Recomendamos o CD de Recuperação do Sistema (www.system-rescue-cd.org/) baseado no Gentoo, pois ele contém muitas ferramentas e utilitários e suporta sistemas de 32 e 64 bits. Ele pode ser gravado em CD/DVD ou instalado em um pendrive. Uma ISO pode ser descarregada daqui:

   Important
 AUSÊNCIA DE VÍDEO  ': Corrigimos nosso download do CD do System Rescue para que ele  inicializasse o vídeo corretamente ao inicializar da UEFI (Consulte FL-2030.) Se você estiver usando o CD de Resgate do Sistema (oficial), no menu GRUB, você pode precisar pressionar e para editar a entrada do menu e adicionar uma linha de inicialização no GRUB que leia insmod all_video e depois iniciar. Este defeito foi reportado ao desenvolvedores do System Rescue CD.
   Note

Se estiver usando uma versão mais antiga do CD de Recuperação do Sistema, certifique-se de selecionar o kernel rescue64 no menu de inicialização se estiver instalando um sistema de 64 bits. Por padrão, o CD de Recuperação do Sistema é usado para inicializar no modo de 32 bits, embora a versão mais recente tente detectar automaticamente os processadores de 64 bits.

Acesso à Rede

Depois de iniciado o System Rescue CD, veja se você tem acesso à Internet. O acesso à Internet é necessário para instalar o Funtoo Linux:

root # ping www.google.com
PING www.google.com (216.58.217.36) 56(84) bytes of data.
64 bytes from den03s10-in-f4.1e100.net (216.58.217.36): icmp_seq=1 ttl=57 time=30.1 ms

Se o comando ping funcionar (você verá mensagens de 64 bytes como as acima) isso significa que sua rede está configurada. Aperte Control-C para parar o ping.

Se você precisar configurar uma conexão WiFi para ter acesso à Internet, isso pode ser feito usando a ferramenta nmtui na linha de comando:

root # nmtui

Instalação Remota

Alternativamente, você pode logar no System Rescue CD pela rede utilizando o protocolo SSH para realizar a instalação a partir de outro computador, e esta pode ser a forma mais conveniente para instalar o Funtoo Linux.

Se você gostaria de completar a instalação remotamente, aqui está como. Primeiro, você precisará ter certeza que o System Rescue CD está com uma conexão de rede funcional. Então, você precisará definir uma senha para o superusuário (root) para o System Rescue CD:

root # passwd
New password: ********
Retype new password: ********
passwd: password updated successfully

Uma vez que você digitou uma senha, você irá precisar determinar o endereço IP da máquina onde System Rescue CD está executando, e então você pode usar ssh para conectar-se à ela. Para determinar o endereço IP atualmente em uso pelo System Rescue CD, digite ifconfig:

root # ifconfig

Alternativamente, podemos utilizar o comando ip , uma ferramenta de iprout2, para determinar o endereço IP:

root # ip addr show

Uma das interfaces deve ter um endereço IP (listado como inet addr:) da sua rede local (LAN). Você pode se conectar remotamente, a partir de outro sistema na sua LAN, para o System Rescue CD, e executar as etapas a partir do conforto de um sistema operacional existente. No sistema remoto, digite o seguinte, substituindo 1.2.3.4 com o endereço IP do System Rescue CD. Conectando a partir de um sistema Linux ou MacOS existente seria algo parecido com isto:

(remote system) $ ssh root@1.2.3.4
Password: **********
   Note
Se você gostaria de se conectar remotamente a partir de um sistema Microsoft Windows, você precisará baixar um cliente SSH para Windows, tal como PuTTY.

Depois de estar logado via SSH, agora você está conectado remotamente no System Rescue CD e pode executar as etapas de instalação.